Docente da ESCS lança livro sobre pesquisas com novos fármacos

Em coautoria com outros especialistas, o livro foi lançado na Alemanha

 

Brasília (22/6/2016) – A docente do curso de medicina e orientadora do Mestrado Profissional da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, farmacêutica na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) há 29 anos, lançou livro em maio de 2016, na Alemanha, na língua inglesa, pela renomada editora Lambert Academic Publishing.

 

Sob o título traduzido Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Medicamentos no Brasil: o desafio da inovação, globalização e dependência tecnológica (“Research and Development of new drugs in Brazil: The challenge of innovation, globalization and technological dependence”), a publicação contou com as autorias do biomédico e especialista em regulação e vigilância sanitária na Anvisa, Ricardo Eccard da Silva, membro de grupos de trabalho sobre o tema na Universidade de Harvard (Estados Unidos), e  da endocrinologista Angélica Amorim Amato, docente na Universidade de Brasília de mestrado e doutorado na Pós-graduação em Ciências da Saúde.

 

Sobre o livro

O livro descreve o diagnóstico brasileiro de pesquisas referentes aos testes com novos fármacos em humanos, referente ao período de 2007 a 2012, a partir de dados obtidos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além dos ensaios clínicos registrados na Plataforma Internacional da Organização Mundial da Saúde (International Clinical Trials Registry Platform – ICTRP).

 

A obra científica aborda, entre outros aspectos, a capacidade de inovação estrangeira frente à nacional, a fonte de investimentos, as doenças e populações estudadas, os riscos e benefícios aos participantes da pesquisa. De acordo com os autores, a pesquisa clínica envolve riscos como possíveis violações dos direitos, da segurança e do bem-estar de participantes em países onde estes são vulneráveis, especialmente, quando se trata do acesso a serviços e produtos que não são oferecidos pelo sistema de saúde do país. Para eles, a disponibilidade de acesso a tratamentos inovadores a pacientes com doenças graves sem alternativas terapêuticas no país está entre os benefícios do processo de globalização de ensaios clínicos.

 

O livro foi lançado durante um congresso na Alemanha. Os organizadores foram convidados para lançar o livro porque publicaram artigos relacionados ao tema em revistas de alto impacto no meio científico e foram referenciados por outros trabalhos e autores. O objetivo é traduzir para o português e lançar em Brasília.

 

A obra (ISBN: 978-3-659-88027-8.) está disponível para aquisição pelo link: https://www.morebooks.de/store/pt/book/research-and-development-of-new-drugs-in-brazil/isbn/978-3-659-88027-8.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top