ESCS promove Curso de Metodologia Ativa Ensino-Aprendizagem

A capacitação é para  preceptores das residências médica e em áreas profissionais de saúde da SES-DF

 

BRASÍLIA (14/6/16) – A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), por meio do seu Núcleo de Residência, realiza, até 18 de agosto, Curso de Metodologia Ativa Ensino-Aprendizagem para preceptores da residência médica e em áreas profissionais de saúde.

 

De acordo com a chefe do Núcleo de Residência da ESCS, a cardiologista Vanessa Campos, o objetivo é oferecer aos preceptores, servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, conhecimento sobre novas metodologias. “O curso não se limita a um treinamento, ele serve para a reflexão das atividades e troca de experiências, a fim de oferecer uma assistência integral ao paciente”. Entre os assuntos debatidos no curso estão a problematização, currículo baseado em competências, legislação da residência e avaliação dos residentes e preceptores. Os profissionais da preceptoria atuam na supervisão dos residentes na Rede de Saúde do Distrito Federal.

 

Curso

 

A preceptora e fisioterapeuta da SES-DF Larissa de Lima Borges, 33 anos, afirma que esta é a segunda vez que participa da capacitação. “Para mim, o curso é fundamental para entender a proposta metodológica da ESCS, baseada em metodologia ativa. Muitos dos profissionais da preceptoria têm uma formação tradicional e por meio dessas capacitações compreendem melhor a proposta que desempenhamos na Rede de Saúde com os residentes”, informa.

 

Há cinco meses como preceptora do programa multiprofissional, recém-criado pela SES-DF (seguindo as diretrizes do Ministério da Educação e da Saúde), Larisasa, servidora da Secretaria desde 2009, afirma que este conhecimento auxilia no trabalho que desempenha com a equipe de residentes multiprofissionais dentro da Atenção Básica, na equipe de Núcleo de Apoio Saúde da Família, em Sobradinho.

 

Foto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top