Artigo da Professora Ena Galvão (diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília) – PARABÉNS ETESB

Sem demora, você se aproxima da “melhor idade”. Acompanhando sua trajetória de vida, vejo que já foi “rebatizada” por quatro vezes e, em cada uma dessas etapas, você mostrou a que veio.

Você nasceu grande, como Escola de Auxiliares de Enfermagem, talvez a única existente na Nova Capital Federal. Poucos conhecem sua gênese, pois ainda recém nascida já dava sua contribuição à formação de pessoal de enfermagem para os serviços públicos de saúde, que à época, não eram tantos.

Sua origem no e para o serviço fazem você diferente das demais escolas existentes. Sua filosofia sempre foi preparar pessoas para cuidar de outras pessoas. Foi capaz de resolver os desafios que apareceram com a competência técnica e humana, essência de seu caminhar.

Como Escola Técnica de Enfermagem de Brasília, em 1973, ampliou seu espectro de atuação com a formação do Técnico de Enfermagem. Mais uma vez qualidade e excelência se consagraram.

Em face da grande procura por seus cursos e pela ampliação da oferta de formação em outras áreas para além da enfermagem, você ressurge como Centro Interescolar de Saúde de Brasília, e nessa nova fase, chegou a oferecer quinze cursos profissionalizantes em diferentes áreas.

Em 1987, depois de vinte e sete longos anos vinculada à Fundação Hospitalar do Distrito Federal e autorizada pelo sistema de ensino, você toma a forma adulta e madura de uma escola setorial. Integra-se à Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde adquirindo renome como uma escola de formação em saúde para o nível técnico, com amplitude que só as grandes instituições alcançam.

Muitos ainda não acreditam na sua potencialidade. Fico triste ao ver que alguns reduzem você a uma mera escola de reprodução. Não concordo. Seus resultados apontam para um caminho inverso. Ser estudante da Etesb é ter lugar assegurado no mercado de trabalho e o direito a um cuidado qualificado.

Parabéns pelos seus 55 anos e que o futuro lhe sorria.

Professora Ena Galvão

Diretora da Etesb

ETESB – 55 anos
Semana comemorativa de 9 a 12 de novembro de 2015

(09/11) – Exposição dos Trabalhos e Talentos: A Arte dos Discentes (alunos da Etesb).

(10/11) – Exposição dos Trabalhos e Talentos: A Arte dos Docentes (professores e    servidores da Etesb)