Etesb inicia comemoração dos seus 55 anos

Agentes Comunitários em formação utilizam o Mapa Falante para apresentar os dados sociais e demográficos de microrregiões do DF em que atuam

Em comemoração aos 55 anos de criação da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), a direção promoveu, nesta quarta-feira (4/11), a apresentação das atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em formação na Escola. O encontro teve como objetivo reunir as ações realizadas pelos ACS´s por meio da metodologia Mapa Falante, instrumento utilizado para o diagnóstico comunitário nos centros de Saúde do Distrito Federal (DF). Essas atividades fazem parte do curso de formação obrigatório dos 42 agentes comunitários aprovados por meio de concurso público e que atuam no DF. A diretora da Escola, professora Ena Galvão, ressaltou a importância dessa formação e do desempenho dos agentes nos polos de atendimento à comunidade, juntamente, com equipes de saúde da Família.  O curso de formação dos ACS´s tem conclusão prevista para dezembro de 2016.

De acordo com a coordenadora do Curso, professora Tereza Cristina Leite, o Mapa Falante resgata a importância do conhecimento e sentido de pertencimento dos ACS´s nas Comunidades e nas equipes de Saúde do DF. “Destaco que esta turma tem um valor histórico no processo de atuação da Escola, que retoma, depois de dez anos, uma ação formativa junto aos Agentes Comunitários, reconhecendo o valor deste profissional para a Estratégia de Saúde da Família”, disse.

Agentes Comunitários de Saúde

O Agente Comunitário de Saúde atua na promoção e prevenção da saúde, mapeando as microrregiões em que atuam e encaminhando pessoas ao atendimento. Ele participa com as equipes de saúde da Família e comunidade da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de atenção básica à saúde. A ACS Rosana Borges, 44 anos, atua na área desde 2004 e ressalta a atual formação da Etesb na mudança de paradigmas e na valorização da profissão. “O curso amplia a nossa visão sobre as atribuições do ACS como transformador de comportamentos e práticas. Aprofunda os conceitos das ações de campo. É muito mais do que fazer visitas à comunidade e marcar consulta. Somos educadores da saúde, desenvolvemos atividades junto com a equipe de Saúde composta por outros profissionais da área. O curso me incentiva a querer ser uma ACS melhor e mais preparada”, destacou.

Para o ACS concursado desde 2011 e formado em letras Manoel Morais, 40 anos, o curso de formação na Etesb promove o empoderamento dos agentes de saúde na atuação com a comunidade. “O curso orienta sobre as nossas obrigações e direitos, mostrando o nosso papel na educação em saúde, nas ações educativas e sociais”, disse. Morais aponta, ainda, que é necessária a participação de todos. “Para que nos tornemos agentes transformadores e conscientes, é necessário que o conhecimento que estamos adquirindo nesse período seja difundido aos demais integrantes do processo, como os gestores e profissionais que atuam junto conosco”.

ETESB – 55 anos
Semana comemorativa de
9 a 12 de novembro de 2015

(09/11) – Exposição dos Trabalhos e Talentos: A Arte dos Discentes (alunos da Etesb).

(10/11) – Exposição dos Trabalhos e Talentos: A Arte dos Docentes (professores e    servidores da Etesb)

(11/11) – Exposição de Fotos Artísticas.

(12/11) – Encerramento da Semana Comemorativa: Encontro Gastronômico, turno matutino.