Servidores Fepecs apoiam a agricultura orgânica do DF e se tornam coagricultores da iniciativa Comunidade que Sustenta a Agricultura

Fepecs apresenta exposição no hall de entrada sobre o assunto de 9 a 30 de novembro de 2015

 

Os servidores da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) que se inscreveram na iniciativa Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA-Brasília) completaram  na segunda-feira (2/11) dois meses de experiência de receberem verduras e legumes orgânicos, no ponto de convivência da Fepecs.Os produtos são cultivados de acordo com a sazonalidade e colhidos nos períodos adequados, sem o uso de agrotóxicos. O agricultor Idalércio Barbetta oferta 31 itens, sendo 25 cultivados na própria chácara e seis itens provenientes de produtores orgânicos parceiros. Barbetta é agricultor orgânico há 17 anos, sua produção é feita na Chácara Tuim, localizada na DF 140 – Km 03, próximo ao Tororó e comercializada no Ceasa, na feira orgânica da 409 Sul, além de fornecer para restaurantes.

 

A organização do Ponto de Convivência da Fepecs CSA Barbetta ocorreu como um dos  desdobramentos do II Seminário Novos Saberes em Água e Saúde, realizado em março deste ano pela Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS) e os parceiros do Observatório Transdisciplinar em Água, Saúde e Educação (OASE). No Seminário, o tema CSA-Brasília foi exposto em mesa redonda e na avaliação do evento os participantes manifestaram o desejo de ter um Ponto de Convivência na Fepecs. A seguir, foi realizado o 4º Encontro Comunitário do CSA Barbetta e uma roda de conversa na Fepecs em que foram esclarecidas dúvidas a respeito do CSA  e dos aspectos práticos do funcionamento: comunicação interna, finanças, convivência e outras tarefas de apoio à comunidade.

A fim de incentivar o conhecimento do assunto, a Fepecs em parceria com o Ministério da Agricultura realiza exposição “Produtor Orgânico: parceiro da natureza na promoção da vida” no hall de entrada do prédio da Fepecs de 9 a 30 de novembro.

 

Como fazer parte?

A organização do CSA Fepecs informa que por enquanto não estão recebendo novos coagricultores por causa do crescimento muito rápido dos três primeiros CSA´s em Brasília e os agricultores estão todos operando no limite para atender as demandas de cada comunidade. Como a procura tem sido grande, a organização está se preparando para receber tanto novos agricultores como coagricultores, facilitando a formação de novos CSA´s, além de organizar palestras abertas periódicas para compartilhar de forma mais detalhada essa experiência inovadora.

 

CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura é formada por um agricultor e coagricultores, que são pessoas que se tornam parceiras financiando a produção do agricultor por um determinado tempo e também colaborando em atividades para que a comunidade aconteça, tais como finanças, comunicação ou convivência. As pessoas que participam do CSA têm a oportunidade de se aproximar da terra, de colheitas e plantios sempre que desejarem e também de fortalecer um movimento de economia e relações solidárias. Os produtos são entregues uma vez por semana em um local chamado ponto de convivência e é definido por cada CSA.

 O link para coagricultores interessados é:
https://docs.google.com/forms/d/1aczGbhEreBA0jfZPdx–Tx8drsXaDFgVYfcYnkqmAPA/viewform

 

Testemunho dos servidores coagricultores

Armando Raggio (médico, diretor executivo da FEPECS)  

“Quero só agradecer!Tenho me beneficiado da cooperação.

Melhorei os hábitos além da dieta que já fazia.E ainda presenteio, tanta verdura e legumes…Muito obrigado”

 Adelyany Santos (assistente social, membro da EAPSUS/FEPECS)  

“Para mim é uma iniciativa revolucionária, dessas coisas que mudam o mundo. Já estava participando de outro CSA, mas participar de um aonde o ponto de encontro fica no meu ambiente de trabalho é algo ainda mais coerente e integrador. Considero uma experiência muito gratificante estar em contato mais próximo com o agricultor e seu trabalho, e conviver com outras pessoas que compartilham dessa ideia”.

 Marly Simões e Silva  (médica, membro da EAPSUS/FEPECS)  

“Há alguns anos sonhava em contribuir para que mais pessoas tivessem acesso ao alimento orgânico. E esta iniciativa CSA traz como diferencial esta proximidade com o agricultor, que faz toda diferença. A horta é aberta à visitação, já realizamos uma festa junina no espaço da chácara e em breve faremos a Oficina “Alegria na Cozinha” com nossas crianças e o apoio da co-agricultora Evelyne Ofugi. O agricultor sente-se mais seguro em produzir sem agrotóxicos pois conta com o apoio do pagamento prévio da comunidade CSA que garante a entrega de seu produto e o apoia na busca de soluções para imprevistos na produção, etc…

A população brasileira é a que mais consome agrotóxicos no mundo, ingerindo uma média de 5,6 litros por pessoa por ano. As consequências disso já aparecem na manifestação de inúmeras doenças, alergias e intoxicações agudas e crônicas”.

Ricardo Pelegrini (farmacêutico e psicólogo/ ISM)  

“Também estou muito satisfeito… Minha filha pré-adolescente, antes resistente, agora está disposta a experimentar as excentricidades do papai que faz um suco com cor de “marciano”…E o melhor, gostou!”

Anna Cláudia  (terapeuta ocupacional/CAPSI-plano piloto), mãe de Carolina-2 anos e meio e Vitor-6 anos 

Olá pessoal! Quero compartilhar com vocês a alegria que está sendo o CSA em nosso lar! Carolina acabou de jantar brócolis,  couve flor, tomate e purê de batatas! E  Vitor come alfaces com muito gosto! Impressionante, além dos efeitos nas crianças, na nossa vida! Obrigada a todos por sustentaram essa prática!” 

Os integrantes do CSA Barbetta abriram um canal de comunicação para troca de receitas com itens da cesta, estimulando a criatividade dos coagricultores.
Patrícia (assessora da diretoria da Fepecs)

Pessoal compartilho esta delícia que eu fiz com os produtos da semana: torta de ervilha, alho porró, tomatinho cereja e cebola, pouquinho de curry e sal!!!

 

Equipe de Articulação 

CSA BRASÍLIA 

facebook.com/csa.brasilia

De uma cultura do preço para uma cultura do Apreço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top