Egressa da Etesb fala sobre sua experiência como técnica de enfermagem

Jaqueline Melo destaca que a educação técnica na Etesb proporcionou o seu  ingresso no mercado de trabalho

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem –  Em homenagem ao Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem celebrado em 20 de maio, a egressa do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Jaqueline Melo, 39 anos, fala um pouco da sua formação e experiência no mercado de trabalho, desde que se formou em abril de 2016, e como concursada da Secretaria de Saúde, em 2017. Sua primeira formação foi em fisioterapia, mas afirma que viu uma oportunidade na educação técnica da Etesb para ingressar no mercado de trabalho.

“Vi no curso Técnico em Enfermagem na Etesb a oportunidade de agregar cuidados aos pacientes em Home Care e também por ser, na época, uma boa área para concursos públicos. A minha formação na Etesb me auxilia até hoje na assistência. Muitos ensinamentos perduram e embasam novos conhecimentos”, destaca.

A profissional fala dos desafios e da realidade do sistema público de saúde. “O maior desafio em ser técnica de enfermagem é atuar na maioria das vezes no improviso, usando poucos insumos. A realidade da assistência pública é bem diferente dos hospitais particulares”, afirma.

No entanto, em tempos de pandemia do novo coronavírus, Jaqueline ressalta que tem segurança para trabalhar, uma vez que o local de trabalho oferece treinamentos e orientações sobre o manejo com a Covid. “Essas capacitações e o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) me deixam bastante segura para atuar diante de tamanho desafio”, aponta a técnica que é casada e mãe de duas crianças. Jaqueline atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante e, também, como fisioterapeuta no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Para ela, as duas profissões se complementam no cuidado ao paciente. A #Fepecs e #Etesb parabenizam em nome de Jaqueline todos os técnicos, técnicas e auxiliares de enfermagem!