Egressa do Curso de Enfermagem retorna à Escs como docente

Thaís Fernandes enfermeira em pronto-socorro também atua como tutora  da primeira série de enfermagem da Escs

Semana da Enfermagem –  Como parte das homenagens aos enfermeiros e à Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, vamos conhecer um pouco sobre a experiência de Thaís Fernandes, egressa do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e que se tornou docente da Escs em  janeiro de 2017. Enfermeira há oito anos, para ela, voltar como professora de sua escola de formação superior é voltar às origens, no entanto, em outra posição.

“Estou revivendo em outro posicionamento tudo o que eu vivi como estudante e, por isso, entendo bem o sentimento dos discentes em relação às dificuldades com a metodologia e com as demandas de estudo da Escola. Como eu já passei por isso, eu busco acalentar o coração deles e sempre ressalto que, mais importante do que ver a graduação como um “sofrimento”, é preciso ver esse período da graduação como anos de muito aprendizado, crescimento pessoal e acadêmico que serão refletidos no futuro profissional”, ressalta Thaís.

Para a jovem docente, ensinar é uma oportunidade de crescimento pessoal, em que a busca pelo conhecimento e pela atualização são constantes. “A docência na Escs é representada pelo sentimento de gratidão por tudo que eu vivi na instituição, e como docente eu consigo retribuir todo o conhecimento adquirido”, fala com entusiasmo.

Paralelo à vida de professora, existe a enfermeira que atua no pronto-socorro adulto do Hospital Regional da Ceilândia. Ela afirma que nesse período de enfrentamento da pandemia o sentimento é de medo, pois lida com o vírus frequentemente ou com a suspeita dele.

“Na atual conjuntura, precisamos tratar todos os pacientes como casos suspeitos. Eu sempre digo que o meu maior medo é transmitir para a minha filha de 3 anos, e só de pensar no fato de ter que me isolar dela eu fico muito apreensiva”, destaca a enfermeira.

Diante deste desafio, Thaís fala que o principal valor como profissional é a ética e sem ela não é possível prestar uma assistência de qualidade ao paciente e nem trabalhar de forma efetiva na equipe multiprofissional. “Sou plena e realizada como enfermeira. O cuidado ao outro me impulsiona”, reforça a servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF) desde 2014.

Motivação – Thaís relembra quando tudo começou e o que a motivou a entrar para o curso de enfermagem. Ela conta que a vontade de se tornar enfermeira, começou em 2005, quando tinha 15 anos e teve contato com uma vizinha que teve câncer.

“Eu lembro que durante alguns meses eu pude ficar com ela, conversando, rezando. Eu era a companhia mais presente que ela tinha naquele momento tão difícil. O cuidado que eu realizei não tinha nenhuma base cientifica, mas muito amor. E foi naquele amor que eu descobri que eu queria fazer um curso de graduação que eu pudesse cuidar”, relembra.

Thaís Menezes, formada pela Escs em 2012, ingressou na Residência em Clínica Médica no Hospital de Base do Distrito Federal e seguiu a linha de cuidado iniciada em 2005 com pacientes oncológicos. “Essa foi a minha realização pessoal e profissional. A minha principal dificuldade foi com a carga horária de 60 horas, pois além de desenvolver muitas habilidades técnicas, as demandas de estudo eram muitas”, relembra.  A Fepecs agradece a consideração e empenho em retribuir à Escs todo o conhecimento adquirido como profissional e por ser exemplo nessa atuação dentro e fora da sala de aula.