Escs e Eapsus firmam parceria com grupo educacional e oferta curso sobre Condutas para Emergências em Covid-19
Residentes da SES-DF e profissionais de saúde do Hran participam de capacitação sobre Ventilação Mecânica, Emergências Respiratórias e Diagnóstico por Imagem
A Gerência de Residência, Especialização e Extensão (Greex), da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), com o apoio da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) firmaram parceria com o grupo de educação médica Afya, que disponibilizou um curso de condutas para emergências em COVID-19, com foco em ventilação mecânica, emergências respiratórias e diagnóstico por imagem para profissionais da Saúde. O curso, que teve 1.636 inscrições, é, especificamente, oferecido para os residentes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF) e para médicos e enfermeiros de toda a Superintendência Central e em especial para o hospital-referência em atendimento ao COVID-19, o Hospital da Asa Norte (Hran). A capacitação é totalmente gratuita e tem o objetivo de que os profissionais que estejam trabalhando na linha de frente do atendimento aos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus possam acessar os conteúdos estrategicamente dos ambientes hospitalares. As aulas serão ministradas por dois pneumologistas e um cardiologista do corpo de médicos docentes da Afya, além de especialistas convidados. O curso conta com videoaulas, que trazem simulações, demonstrações de procedimentos e esquemas com o objetivo de realmente capacitar médicos sem especialização em pneumologia ou emergências clínicas e alunos de medicina a conseguirem fazer o atendimento de pacientes em situação grave pela contaminação da COVID-19.
“Nesse primeiro momento, o curso procura capacitar médicos e enfermeiros da Superintendência Central, em especial do Hran, a referência da Secretaria de Estado de Saúde para atendimento em COVID-19, pois estes servidores, assim como todos os residentes da SES-DF, internos, graduandos em Medicina e Enfermagem estão na linha de frente da batalha contra o COVID-19”, disse a responsável pela Greex/Escs, Vanessa Campos.
“Nossa pretensão é ofertar outras turmas para profissionais de outras unidades de saúde que neste momento precisam estar capacitados a realizarem o atendimento a pacientes críticos com COVID-19. A participação da Eapsus nessa parceria tem como finalidade dar continuidade ao objetivo da Escola que é o treinamento e capacitação dos servidores da saúde, principalmente, em momentos como esse que estamos enfrentando com esta pandemia”, ressaltou a diretora da Eapsus, Adriana Pederneiras. De acordo com o grupo educacional, serão oferecidas aulas ao vivo que ocorrerão periodicamente trazendo novas condutas, atualizações e discussões de casos..