Estudantes de Enfermagem da ESCS iniciam como voluntários na ação da Ses-DF contra Covid-19

Estudantes do último ano participam de todas as etapas do processo da testagem rápida em Águas Claras

Estudantes do último ano do curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), são voluntários, desde segunda (27), do plano de enfrentamento ao Covid-19 na testagem da população do Distrito Federal pelo serviço de drive-thru. Eles atuam, inicialmente, em três pontos diferentes em Águas Claras, na Unieuro, Uniplan e na Residência do Governador, e na próxima semana irão para a Ceilândia (Shopping JK e na Faculdade Iesb). O teste rápido que está sendo oferecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF), foi iniciado na semana passada (21). O serviço de drive-thru oferecido tem o objetivo de evitar aglomerações e reduzir a transmissão do coronavírus. Serão cerca de 100 mil testes aplicados inicialmente para as áreas do Plano Piloto e Águas Claras, por elas estarem entre as regiões com maior incidência dos casos da doença.

Nesse plano de enfrentamento, os futuros enfermeiros participam de todas as etapas: do processo de coleta, de análise dos resultados, à entrega dos resultados com orientação para a população de quais são os procedimentos a serem realizados após o resultado obtido com o teste rápido. O coordenador de Estágio Curricular Obrigatório do curso de Enfermagem da Escs, o enfermeiro Roberto Monção, reforçou que a experiência que os estudantes de enfermagem estão tendo na linha de frente é um serviço de grande importância.

“Para eles que estão no último ano de formados é fundamental ter o contato com a assistência na prática do dia a dia. Numa situação como essa de enfrentamento do coronavírus, essa prática inclui discussões sobre o teste e suas peculiaridades, além de como passar as informações de positivo e/ou negativo para a população e como melhor orientar a população. Ademais, eles têm que saber lidar com o medo, como se proteger e proteger outros profissionais de saúde e vivenciar todo esse ambiente de trabalho com toda a equipe de profissionais. Tudo isso transforma um profissional”, ressaltou Monção

A estudante Isla Vitória, 21 anos, da 4º série, último ano do curso de enfermagem da Escs, reforça o valor de ter nessa ação a orientação de 14 docentes da Escs. “Esta é uma ótima experiência porque estamos com o suporte dos tutores que têm toda a preocupação com a gente em ensinar com a metodologia ativa. Colocamos a mão na massa com o apoio deles acompanhando o nosso desenvolvimento”, declarou Isla. Os estudantes da Escs estão com as suas atividades presenciais suspensas até 31 de maio como determina o decreto nº 40.583/2020 publicado pelo GDF em 1º de abril.

Durante esse período, os estudantes estão tendo aula virtual. “Estamos nos preparando de forma virtual e com muitas leituras de artigos. O embasamento científico juntamente com a parte voluntária na prática estão sendo super proveitosas e satisfatórias, tanto pela oportunidade de aumentar o meu conhecimento, quanto pela experiência de vida”, finalizou Isla. Apenas estudantes da Escs participam desse programa, uma vez que a instituição é vinculada à Ses-DF e tem o compromisso na formação para o Sistema Único de Saúde (Sus).

De acordo com portal da Saúde, a Secretaria de Saúde testou, nesta quarta-feira (29), 5.935 pessoas para a Covid-19, nos dez pontos de testagem rápida. O resultado das ações de ontem foram 16 testes positivos para a doença. O cidadão que deseja ser testado deve entrar no site Teste em Massa Covid-19, ou pelo aplicativo e-GDF. Os testes rápidos são, prioritariamente, para as pessoas com sintomas de gripe, que residem com idosos, ou com histórico de contato com algum caso confirmado da Covid-19. Para os casos detectados como mais graves, os pacientes poderão ser direcionados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19.

Testagem – Os dez pontos funcionam das 8h às 17h, em sete regiões administrativas, e cada um atende a moradores a partir do local onde residem. Ao se cadastrar no site e prosseguir com a opção agendar, o cidadão terá as opções de local para realização do teste. Abaixo, a relação dos postos – que funcionam no sistema drive-thru – e as regiões que cada um atende:

Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:

• Uniplan
  • Unieuro
  • Residência Oficial do Governador

Moradores das asas Sul e Norte, Sudoeste, Noroeste, Cruzeiro/Octogonal:

• Parque da Cidade – Estacionamento 4
    Estádio Mané Garrincha
  • Moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:
  • Paróquia São Pedro de Alcântara – St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 – Lago Sul
  • Moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:
  • Iguatemi Shopping