EGOV lança curso voltado sobre a NR 32 paraprofissionais de saúde da SES, FHB e FEPECS

EGOV lança curso voltado sobre a NR 32 para profissionais de saúde da SES, FHB e FEPECS

Inscrições até 10 de maio e as aulas têm início no dia 18 de maio

A Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) oferecerá o curso Norma Regulamentadora 32 (NR 32) – segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, que regulamenta normas em hospitais, tais como os cuidados com a higiene e o manuseio correto de produtos, além de outras medidas.

A capacitação será pela plataforma de Educação a Distância (EaD) da EGOV, e as inscrições serão do dia 27 de abril a 10 de maio, pelo site da Escola. As aulas iniciarão no dia 18 de maio, e o curso terá a duração de 40 horas-aula. porque todos os servidores da pastas Ses, FHB e Fepecs terão que fazer a capacitação.

A capacitação na NR 32 reflete a preocupação da Secretaria de Estado de Economia, por intermédio da EGOV, em capacitar os servidores que desempenham suas funções nos serviços de saúde, agregando conhecimentos, inclusive, para o fortalecimento do enfrentamento à pandemia do coronavírus. Além disso, a oferta atende à demanda de diversos órgãos do GDF pela referida capacitação. Trata-se de oportunidade de aproveitar o momento de crise para aprimorar a qualificação dos nossos servidores”, afirmou o Diretor-Executivo da EGOV, Alex Costa.

Durante o curso, os alunos terão acesso a diversos temas, como legislação, princípios sobre higiene no trabalho e medidas de controle de riscos. O objetivo da capacitação é atualizar o máximo de profissionais da saúde, para prevenir acidentes no setor de trabalho e dominar técnicas simples e rotineiras.

A NR 32 tem o objetivo de regulamentar medidas de proteção e segurança à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, além daqueles que exercem promoção, assistência, recuperação, pesquisa e ensino à saúde, em geral, do Distrito Federal, ou seja, desde médicos, enfermeiros até trabalhadores de limpeza, lavanderia, laboratórios.

Segundo o Gerente de Segurança de Trabalho da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde), Rodolfo Francelino Alves, a realização da capacitação é importante para melhorar as condições de trabalho dos servidores. “A melhor maneira para alcançarmos o cumprimento da norma é conscientizar, de fato, e capacitar, de forma permanente, os trabalhadores. A norma merece atenção especial dos gerenciadores dos estabelecimentos de saúde, uma vez que a aplicação dela garante a proteção dos empregados”, declarou Rodolfo.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Manual de Saúde e Segurança do Trabalho do Governo do Distrito Federal, os profissionais da saúde devem realizar a capacitação antes de iniciar as atividades nas respectivas áreas.

O curso foi produzido em ação conjunta, entre a EGOV e a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O material foi elaborado, voluntariamente e no período de seis meses, pelos servidores da FHB Wilson Caldeira Figueiredo e Fabiano de Souza Cruz. “Nós nos dedicamos à elaboração do conteúdo depois do horário de trabalho, para não sermos interrompidos por ligações ou por outras demandas”, lembra Fabiano. A fim de manter a produção bem alinhada, as visitas à EGOV também foram frequentes.

“Elaborar o conteúdo é um processo minucioso e exige bastante atenção e concentração”, explica Wilson Caldeira. E a experiência da parceria entre as instituições pode render mais frutos: “A EGOV quer desenvolver cursos na área de biossegurança e de segurança do trabalho, assuntos que ganharam bastante atenção recentemente. Ainda há muito trabalho pela frente”.

As inscrições iniciarão no dia 27 de abril, próxima segunda-feira, pelo site da Escola: http://egov.df.gov.br/inscricoes-ead-2/.

Por Prisley Zuse