Mestranda da ESCS recebe menção honrosa em concurso da Codeplan

A estudante do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ciências da Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (ESCS/Fepecs), Anna Karina Vieira da Silva, enfermeira e servidora no cargo de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Saúde desde 2009, recebeu menção honrosa no concurso realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O “I Prêmio Codeplan de Monografia do DF” divulgou resultado no dia 8 de dezembro. A entrega da premiação foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), parceira da iniciativa. O concurso distribuiu R$ 18 mil em premiação para os três melhores estudos, e três menções honrosas, tendo como tema central “O Desenvolvimento do DF e da Ride”.

De acordo com a mestranda, a dissertação sob o título “Análise do acesso das gestantes residentes na RIDE-DF às maternidades públicas do DF” teve como objetivo analisar se a implantação da política de atenção materno e infantil modificou o acesso de gestantes residentes na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) às maternidades públicas da região. “A partir do exame do fluxo de internações das gestantes para o parto, quis demonstrar por meio de mapas de georreferenciamento os fluxos previstos pelos Planos de Ação da Rede Cegonha dos estados de Goiás, Minas Gerais e DF, bem como os fluxos das gestantes residentes na RIDE-DF antes (2011) e depois (2014) da implantação da Rede Cegonha, e analisar se o acesso das gestantes às maternidades da região mudou e se está de acordo com as normas pertinente”, apontou Anna Karina.

Ela afirmou que falta acrescentar informações à dissertação que será apresentada à banca do mestrado em março de 2016. Ela afirma que o apoio da orientadora Leila Gottems, subsecretária de Planejamento em Saúde do DF, foi decisivo para a participação no concurso. “O mestrado vêm me trazendo ganhos incalculáveis. Além de todo o conhecimento acumulado, a realização pessoal em ainda nem ter defendido minha dissertação e já ter recebido uma premiação me faz ter a certeza de que estou no caminho certo. Espero que a premiação e a divulgação do trabalho na série “Textos para discussão da CODEPLAN” possa incluir o tema da saúde nos debates em busca de maior articulação entre os estados e municípios da região, buscando a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde na região da RIDE-DF”, concluiu Anna Karina.

Foto: Anna Karina Vieira da Silva, enfermeira e servidora no cargo de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Saúde.