Médicos e estudantes se reúnem no Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste

Encontro acontece até o dia 25 de outubro na Fiocruz

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de Outubro, realizou-se na Fiocruz, campus Darcy Ribeiro, o primeiro dia do Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste (Coemco).  A abertura teve a participação do palestrante Mourad Ibrahim Belaciano, que desenvolveu o tema “Como desenvolver as competências necessárias para o médico do século XXI”. Na sequência, foi realizada conferência com o palestrante Sisgisfredo Luis Brenelli (MEC), que abordou o tema “O Brasil precisa expandir as vagas nos curso de Medicina?”. 

 

Brenelli relatou as inúmeras vagas de estudantes no curso de medicina abertas em varias regiões do Brasil nos últimos anos e ressaltou que o problema não é o aumento da quantidade de vagas, mas a qualidade do ensino. “Destaco a falta de docentes na formação desses estudantes. Devemos nos preocupar primeiro com a formação de qualidade antes de nos preocuparmos em ofertar mais cursos”, destaca.

 

Para o palestrante, o Brasil não tem definida uma política para recursos humanos da saúde e é necessário defender outras questões, por exemplo, como será o papel dos médicos nos próximos anos, qual o lugar que os diferentes especialistas terão no sistema de saúde, entre várias outras questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top