Inscrições abertas para evento que acontece no dia 30 de março
A Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), promove, juntamente com o Centro Internacional de Referência em Água e Transdisciplinaridade (CIRAT), na quarta-feira (30 de março), das 8h às 17h30, o III Seminário Novos Saberes em Água e Saúde, sobre o tema “do lixo doméstico ao lixo hospitalar”, no auditório da Fepecs. O evento é aberto à comunidade e gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo link http://goo.gl/forms/txR4EVJ2Is ou pelo endereço eletrônico http://www.fepecs.edu.br/index.php/home-eapsus . Dúvidas ou mais informações pelo email seminario.eapsus.cirat@gmail.com. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
O Seminário faz parte da agenda da Semana Mundial da Água de 2016 e do calendário “Mês das Águas no Distrito Federal”. O objetivo é informar, alertar e sensibilizar os participantes para a importância da saúde humana por meio da saúde do meio ambiente, além de enfatizar a questão da preservação das águas na gestão dos resíduos sólidos. O cuidado com o lixo doméstico, a coleta seletiva, o descarte correto de medicamentos, a destinação consciente dos resíduos, o aterro sanitário e pesquisas sobre esses temas no Distrito Federal serão debatidos na ocasião.
Reflexão
O Seminário visa a oferecer um espaço de reflexão e de elaboração de propostas de ação para a conscientização e o enfrentamento dessas questões por parte dos profissionais que atuam na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), especialmente, as equipes de Atenção Primária em Saúde, além da conscientização e participação de docentes, estudantes universitários e comunidade.
O Seminário conta, ainda, com a parceria da Universidade de Brasília, da Secretaria do Meio Ambiente do DF, das organizações não governamentais Ararazul, Calliandra, ZMC e do Instituto de Saúde Integral, entre outros. O evento receberá especialistas na área que debaterão os assuntos relacionados, além de debater o papel da universidade frente aos descartes de resíduos sólidos no DF e as iniciativas para a transformação da realidade.