Etesb forma 37 técnicos em Análises Clínicas

A formatura aconteceu em 26 de novembro de 2015

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) formou a turma ”C”, do Curso Técnico em Análises Clínicas, que ingressou na Escola em fevereiro de 2014. Os novos profissionais atuarão na área de apoio ao diagnóstico em laboratórios de diferentes serviços, com ênfase nos Hospitais e Clínicas. Foram formados 37 profissionais, dos quais cinco já estão atuando no mundo do trabalho, em laboratórios de serviços de excelência como o Incor em Brasília.

A diretora da Etesb, Ena Galvão, parabenizou os novos profissionais. “Destaco a conquista que representa a titulação técnica na área de saúde, especialmente, no momento atual em que estamos, quando a tecnologia tem tomado espaço na assistência às pessoas com enfermidades cada vez mais complexas”. Ela afirmou ainda que a Escola continuará aberta para as novas demandas que os formandos de hoje, que fazem parte da família Etesb, apresentarem ao longo da sua jornada profissional, que será de muito sucesso e felicidade.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do trio de música Gospel, Shamir, que apresentou a música “Agradecimento”, cantada à capela. O trio é composto pelas irmãs Vanessa, Aline e Andressa, que são filhas da formanda Maurisete Sousa Alves.

A duração do processo formativo desta turma foi de 1.572 horas, nas quais os estudantes aprenderam os fundamentos teóricos e práticos da profissão. De acordo com a coordenação do curso, o currículo da Etesb aborda os preceitos e diretrizes do Sistema Único de Saúde, contribuindo com a concepção de visão ampliada de saúde, conforme o conceito da Organização Mundial da Saúde.

Ana Carla Nunes

“Não existe nada melhor do que fazer o que você ama, estou vivendo um momento de total realização, no qual percebo que todo o sacrifício valei a pena.” Segundo ela, a formação na Etesb fez toda diferença: “A Instituição Etesb é muito respeitada e reconhecida no mercado. Quando falo quem foram os meus professores, os meus colegas afirmam que fui uma privilegiada e que os professores da escola são demais.” Ela encerra: “Vim buscar a minha profissionalização, pois antes atuava no mercado de trabalho como assistente administrativo e não era isso que eu queria, hoje estou MEGA REALIZADA”.

Patrícia Helena Caldeira da Silva

Em seu discurso, a oradora da turma, Patrícia Helena Caldeira da Silva, relembrou os momentos da trajetória percorrida na Escola, apresentando um filme que destaca a união do grupo, o clima de alegria e compromisso que envolveu as atividades realizadas, afirmando que todos estavam comemorando uma vitória pessoal, que demandou sacrifícios de todos. “A estrada está apenas começando, outras conquistas virão!” Esta afirmativa tem um peso especial, pois a formanda já é Veterinária, e buscou o curso técnico para possibilitar uma atuação mais direcionada na área.

Marizoneide Gomes

A madrinha desta turma foi a Farmacêutica Bioquímica, Marizoneide Gomes, que atua na Escola também como Coordenadora do Curso, visivelmente emocionada com a escolha da turma: “Mais uma vez estou aqui vivenciando este momento solene, no qual a emoção sempre toma conta de mim: é um rito de passagem, é um final…. mas também é um começo.” Destacando que é importante para os estudantes não pararem de estudar e buscar o conhecimento, encerrando o seu discurso com as palavras de Cora Coralina: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.”

*Matéria realizada pela coordenação do curso