ETESB conclui mais um curso de qualificação voltada ao atendimento do idoso

Segundo o Fundo de Populações das Nações Unidas, uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. A Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) sensível a esta situação, realizou mais uma turma de qualificação profissional na área sob o tema “Refletindo sobre o processo de envelhecimento: abordagem para o acompanhamento domiciliar e social”.  Na solenidade de encerramento, nessa quarta-feira (2/12), no auditório do Hemocentro, estavam presentes o diretor executivo da Fepecs, Armando Raggio;  a diretora da ETESB, Professora Ena de Araújo Galvão; a gerente de Ciclos de Vida da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, Thaís Amâncio;  o presidente da Sociedade de Geriatria e Gerontologia, seção-DF, Marco Polo Freitas, docentes e coordenação do curso, além de formandos e seus familiares.

Segundo a coordenadora pedagógica do curso, a psicóloga Tereza Cristina Leite, vários temas foram tratados no curso, entre os quais, mudanças produzidas pelo envelhecimento, cuidados ao idoso acamado, nutrição da pessoa idosa, entre outros.

O presidente da Sociedade de Geriatria e Gerontologia, Marco Polo, enfatizou a importância da visão social do idoso, aliada aos conhecimentos técnicos para o cuidado adequado. “O cuidador de idoso precisa de uma formação para adquirir condições de ajudar a pessoa idosa, mas precisa ter amor”, disse.

A enfermeira gerontóloga Thaís Amâncio destacou que é necessário ter habilidade para cuidar do idoso. “Melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa, da família além de diminuir situações de violência”, acrescentou.  Armando Raggio afirmou  que o idoso vive uma situação de incerteza, ao contrário dos jovens. “A vida é como uma chama que pode apagar de repente”, disse. Mencionou ainda a importância de espaços mais seguros para os idosos, pois os acidentes domésticos são a causa mais frequente das internações e dos óbitos. “Uma casa segura não é difícil de ser criada, mas é preciso pensar sobre isso e mudar o que representa ameaça à integridade do idoso.”

A professora Ena Galvão ressaltou que o curso é uma oportunidade tanto para a ETESB quanto para a vida dos capacitados. “Eles vão fazer diferença para a vida do idoso, que apresenta muitas limitações e necessidades. Desejo sucesso para todos”, disse Ena.

Na oportunidade, foi divulgada a realização de novas turmas em 2016, com a oferta de 120 vagas no primeiro semestre. A solenidade encerrou-se com a certificação dos 31 estudantes formados, que homenagearam os seus professores com a entrega de doces caracterizados como idosos.

Fonte: Sylvia Moreira da Etesb