Estudantes da ESCS apresentaram seus trabalhos no evento acadêmico anual da ESCS

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) realizou nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, o evento acadêmico anual da Escola que abrange o 10° seminário de Interação de Ensino Serviços e Comunidade (IESC), estes executados pelos estudantes da ESCS, a 9ª Mostra de Iniciação Científica e a 7ª Mostra de Projetos de Intervenção de Habilidades Profissionais em Enfermagem.

 

Na ocasião, foram apresentados 22 trabalhos acadêmicos de Enfermagem e 25 de medicina, além de 72 projetos de pesquisa dos dois cursos de graduação que fazem parte do Programa de Iniciação Científica (Pic) da ESCS e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica CNPq (Pibic) 2014/2015. O evento contou com a participação de aproximadamente 360 estudantes dos dois cursos na apresentação de trabalhos e pesquisas.

 

 Organização

A responsável pela gerência de desenvolvimento docente e discente do curso de graduação de Enfermagem da ESCS, a docente Ana Moura, ressaltou o valor deste evento por reunir os dois cursos, anualmente, em atividades acadêmicas. “É um momento importante de interação de estudantes e de docentes dos dois cursos de graduação da ESCS”. Através dos trabalhos apresentados há uma visibilidade da interação ensino serviço comunidade nos cenários de aprendizagem da SES-DF, estes por sua vez apresentados no evento através de apresentação de banners e apresentação oral .

 

Além disso, motiva a aproximação dos estudantes de enfermagem com a pesquisa científica por meio dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em cenários de prática.

 

A docente explicou que os projetos de intervenção são baseados na metodologia de problematização, desenvolvida a partir do “Arco de Maguerez”, formado de cinco etapas. “Essa metodologia inclui o estudo na realidade do cenário, a identificação dos problemas naquele cenário, o levantamento dos pontos chave, a teorização do problema fora do cenário, a identificação de hipóteses de resolução e a intervenção direta naquela realidade que foi analisada, que no caso dos estudantes de enfermagem foi no serviço de saúde”, apontou Ana Moura.  

 

Para a coordenadora geral do programa de Interação Ensino Serviços e Comunidade (IESC) da ESCS, a docente de medicina, Vanessa Viana Cardoso, o 10° Seminário, que também fez parte do evento acadêmico anual da ESCS,refletiu as experiências e vivências dos alunos de medicina nos cenários de ensino-aprendizagem, que são unidades da Atenção Primária em Saúde (APS), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). “O IESC oportuniza a inserção precoce dos alunos na realidade local, fortalece a parceria entre os serviços de saúde e a comunidade, propiciando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, favorecendo a formação com uma visão ética, humanística e com compromisso social”, finalizou a docente.

 

Trabalhos acadêmicos de Medicina e Enfermagem

Medicina

Os estudantes do 5º ano de Medicina da ESCS Fábio Teodoro, 26 anos, Isadora Novais, 23 anos e Renata Batista, 26 anos, sob a orientação do docente Ubirajara Picanço, apresentaram pesquisa sob o tema “Análise do Acolhimento dos Usuários de Álcool e Drogas no DF: visão dos profissionais e dos usuários”. A pesquisa, que faz parte da 9ª Mostra de Iniciação Cientifica, foi feita em três etapas com duração de três anos. Os estudantes entrevistaram 527 servidores, entre eles profissionais de saúde, da área administrativa e de vigilância, dos hospitais de Santa Maria, de Taguatinga, da Asa Norte e de Sobradinho. Os dados levantados, nessa primeira etapa, foram publicados na Revista Eletrônica da Universidade de Brasília Gestão & Saúde ISSN: 1982-4785.

 

No segundo ano de pesquisa, o grupo entrevistou 102 usuários de drogas que vivem perto das regiões dos centros de saúde citados sobre a satisfação no acolhimento. Para realizar essa etapa, os estudantes contaram com o apoio da equipe do Programa Federal Redução de Danos. O terceiro ano da pesquisa foi voltado para a análise dos dados obtida, a partir das entrevistas com os profissionais e usuários.

 “Apesar dos profissionais indicarem a grande dificuldade de acolher esses usuários por causa da forma que eles chegavam, muitas vezes alcoolizados e drogados, e, portanto, considerarem o atendimento insuficiente pela falta de acompanhamento e de encaminhamento desses usuários para o tratamento; os usuários, por sua vez, afirmaram se sentirem bem acolhidos, uma vez que suas necessidades eram atendidas”, indica Teodoro.

 

O grupo ressalta que a pesquisa com os profissionais englobou, principalmente, os técnicos de enfermagem e o pessoal da segurança e da portaria dos centros de saúde por serem eles os primeiros a terem contato e a fazerem a triagem de atendimento desses usuários.

 

Enfermagem

Para a 7ª Mostra de Projetos de Intervenção de Habilidades Profissionais em Enfermagem, o grupo de estudantes do primeiro ano deste Curso, Monizia Diniz, 17 anos, Bruna Suzuki, 19 anos, Caio Codrim, 18 anos, apresentaram, o trabalho acadêmico sob o tema “Biossegurança em primeiro lugar”. O objetivo do estudo, segundo o grupo, foi avaliar durante seis meses a forma como os profissionais de enfermagem – incluindo técnicos e auxiliares, e, principalmente, funcionários da limpeza do Centro de Saúde de Ceilândia – manipulavam os equipamentos, faziam a higienização das mãos e a separação de resíduos hospitalares.

 

De acordo com a estudante Monizia, o projeto conscientizou os profissionais sobre a importância de usarem de forma correta e assídua as técnicas de biossegurança. “Realizamos uma palestra depois da avaliação e repassamos para eles o resultado da nossa pesquisa. Alguns ficaram surpresos porque as técnicas, na verdade, são esquecidas com o tempo e a prática se torna automática sem o devido cuidado”. A orientadora do grupo, a docente e enfermeira Ana Cristina dos Santos ressaltou que o trabalho acadêmico proporciona duas vias de conhecimento, para os estudantes e para os profissionais. “O grupo estuda e proporciona a reflexão entre os profissionais, a partir do que foi presenciado. Todos ganham com essa troca de informação e experiência”, ressaltou Ana Cristina.

 

Os estudantes, ao fim do trabalho acadêmico, disponibilizaram, no cenário de saúde do estudo, informativos e avisos sobre as técnicas de biossegurança a fim de auxiliar os profissionais a lembrarem do passo a passo e reforçarem a importância desses cuidados na manipulação de equipamentos e resíduos.

 

Estudantes de Enfermagem e docente.

 

Estudantes de Medicina .

 

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