ESCS promove I Simpósio de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos Programas de Residência em áreas profissionais no DF

Segunda etapa vai acontecer nos dias 25 e 26 de janeiro de 2016

 

Terminou nessa quinta-feira (17) a primeira etapa do I Simpósio de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos Programas de Residência em áreas profissionais de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), promovido pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). O evento é realizado sob a coordenação da Gerência de Residências Multiprofissionais (Greex) da ESCS com o objetivo de que os residentes do segundo ano (R2) apresentem seus trabalhos de conclusão dos programas (TCP) aos colegas e comunidade.

 

A responsável pela organização e integrante do corpo técnico da Gerência de Residência da ESCS, Geisa Santana, afirma que o Simpósio oferece a oportunidade dos residentes compartilharem os saberes de cada área. “Foram 212 residentes inscritos e 84 trabalhos apresentados na primeira etapa do Simpósio. Residentes de várias áreas, como de fisioterapia, nutrição, psicologia e enfermagem apresentaram suas pesquisas”, esclareceu. A segunda etapa tem continuidade nos dias 25 e 26 de janeiro de 2016.

 

Para a coordenadora da Residência de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a enfermeira obstetra e mestre em psicologia, Lissandra Martins Souza, o I Simpósio possibilita ampla divulgação dos trabalhos dos residentes concluintes, diferente do que acontecia quando os trabalhos eram apresentados de forma isolada. “Conseguimos fazer reflexões importantes para mudanças de práticas de uma forma bem finalizada para que todos os residentes de enfermagem, da área de obstetrícia, de neonatologia  e pediatria, que é a nossa área de atuação, tenham conhecimento atuais e que utilizem essas informações nas mudanças da prática”, disse. A coordenadora participou de 11 bancas da área de enfermagem.

 

A residente em enfermagem obstétrica no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) Sheyla Soares da Silva apresentou seu trabalho sob o tema “O uso de compressa morna no períneo no segundo estágio do trabalho de parto”. De acordo com Sheyla, foi realizada pesquisa experimental para ver se o uso da compressa no períneo, durante o período expulsivo, podia reduzir as lacerações perineais e a dor depois do parto. “Apesar de não ter tido redução das lacerações, em relação à redução da dor foi positivo para as pacientes. Realizamos a pesquisa com 22 pacientes dos HMIB”, apontou a residente. Para ela, participar dessas apresentações é um grande incentivo e o próximo passo é colocar em prática os conhecimentos adquiridos na pesquisa e quem saber fazer mestrado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top