ESCS participa pela 6º vez do Projeto Rondon

Oito estudantes de Medicina e Enfermagem embarcam no dia 15 de janeiro para fazer parte da Operação Jenipapo no Município de Morro, no Maranhão

Estudantes de Medicina e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), participarão do Projeto Rondon 2015. Eles farão parte da Operação Jenipapo no Município de Morros, no Maranhão. A equipe composta por nove rondonistas, sendo um docente e coordenadora do grupo, a enfermeira Zulmira da Costa , quatro discentes do curso de enfermagem, Bárbara Machado, Evandro Americano, Luciana Abreu e Victória Nunes, e quatro discentes do curso de medicina, Isabel Araújo, João Cézar, Jaqueline Souza e Luana Discacciati, embarcará no Aeroporto de Brasília em 15 de janeiro e retornará no dia 3 de fevereiro de 2015.

No município do Maranhão, os estudantes realizarão oficinas abrangendo os temas Cultura, Direitos Humanos, Educação e Saúde. As oficinas tem por objetivo serem realizadas em conjunto por estudantes, professores, profissionais de saúde, gestores, e toda a comunidade de Morros. Capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações; capacitar agentes de saúde em saúde da família, acolhimento e humanização do atendimento em saúde; estimular a reflexão acerca da importância do fortalecimento da atenção básica aos profissionais que compõem a Estratégia Saúde da Família; fortalecer os conceitos de assistência integral preconizado pelo Ministério da Saúde ; mostrar ferramentas e meios para solucionarem problemas específicos da região que prejudicam o funcionamento da atenção básica; discutir aleitamento materno e abordar temas cotidianos no cuidado às crianças e orientar quanto à alimentação saudável em diversas faixas etárias [Saúde] estão entre os objetivos do grupo.

ESCS e Projeto Rondon

A ESCS já participou de seis operações do Projeto Rondon, sendo quatro operações nacionais no município Pedro Afonso-Tocantins; Patos – Piauí; João Lisboa – Maranhão; Morros – Maranhão, e duas operações regionais: Brasília – Distrito Federal e Pirinópolis/Goiás. Nas operações nacionais, a ESCS esteve entre as Instituições de Ensino Superior com melhores classificações e, por isso, foi selecionada para indicar um estudante para participar das Operações da Marinha do Brasil denominadas “Ação Cívico-Social” (ACiSo) e “Assistência Hospitalar”, (ASSHOP). A ESCS já indicou no total quatro estudantes, dois de medicina e dois de enfermagem.

No ano de 2015, a estudante de enfermagem Thayanne Souza representará a ESCS e o Distrito Federal na ACiSO, realizada nas Comunidades Ribeirinhas no Estado do Pará, durante o período de 17 de janeiro a 2 de fevereiro de 2015. Além de apresentar como objetivo a contribuição para a formação do universitário como cidadão e integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País, o projeto Rondon possibilita a produção científica.

Foto : Estudante Thayanne Souza, participante do ” Ação Cívico-Social (Aciso) “

Foto: Estudantes na oficina de horta e agricultura familiar.