Curso de medicina da ESCS alcança pela terceira vez consecutiva conceito máximo no Enade

O curso de medicina da ESCS fica entre as 19 escolas médicas com conceito máximo pela avaliação realizada pelo MEC. A edição de 2013 contou a participação de 154 instituições de todo o país

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), recebe pela terceira vez conceito máximo no curso de Medicina no Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Avaliação é realizada pelo Ministério da Educação a cada três anos e é utilizada para verificar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação credenciados pelo sistema educacional brasileiro.  A ESCS participou das edições do Enade de 2007, 2010 e 2013 obtendo em todas elas conceito máximo (5). Na edição de 2013, foram avaliadas 154 escolas médicas com os seguintes resultados: 19 escolas obtiveram conceito 5, 42 obtiveram conceito 4, 57 obtiveram conceito 3, 25 obtiveram conceito 2, 9 obtiveram conceito 1 e 2 não obtiveram conceito.

A avaliação tem como objetivo verificar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, ao desenvolvimento de competências e habilidades e ao nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Consiste numa prova aplicada a todos os concluintes dos cursos de graduação. O conceito de cada instituição é expresso em uma escala que vai de 1 a 5. A realização da prova é obrigatória para todos os formandos em medicina do país

O outro índice divulgado pelo MEC é o conceito preliminar de curso (CPC) que também vai de 1 a 5 e pretende avaliar a qualidade dos cursos por meio de um cálculo que agrega, além do conceito ENADE, outros indicadores indiretamente relacionados com a qualidade do ensino como proporção de mestres e doutores no corpo docente, regime de trabalho (tempo integral ou parcial), infraestrutura e instalações físicas entre outros.

Desempenho da ESCS

De acordo com o coordenador do curso, Dr.Paulo Roberto Silva, o conceito máximo obtido pelo curso de Medicina da ESCS em todas as edições do ENADE, demonstra consistentemente um desempenho acadêmico de excelência colocando-a hoje ao lado das melhores escolas médicas brasileiras. “Deve-se ressaltar que estes resultados foram obtidos por uma instituição com características únicas no cenário acadêmico brasileiro. A ESCS é a única instituição de ensino superior brasileira criada dentro de uma secretaria de saúde e seu corpo docente é composto por profissionais que atuam na assistência e dedicam parte de sua carga horária ao ensino. Ela tem como características fundamentais um ensino centrado na prática, baseado em metodologias problematizadoras e tendo a Secretaria de Saúde do DF como seu grande campus”, declara o coordenador.

Além do conceito ENADE o Ministério da Educação também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) que é um índice que pretende inferir indiretamente a qualidade do ensino levando em consideração, além das notas no ENADE, outros parâmetros como a proporção de mestres e doutores no corpo docente, seu regime de trabalho (tempo integral ou parcial), a infraestrutura e instalações físicas da escola entre outros.

Para a diretoria, a característica de ter um corpo docente oriundo do mundo do trabalho faz com que a ESCS não obtenha pontuação expressiva nos indicadores de titulação acadêmica do corpo docente e nem do regime de trabalho. “Nossos professores são profissionais da Secretaria de Saúde do DF e dividem sua carga horária entre a assistência e o ensino, sendo caracterizados na avaliação como professores de tempo parcial. Além disso, parte da infraestrutura e instalações utilizadas do curso são da SES-DF e não as de um campus universitário próprio. Estes fatores foram determinantes no conceito três obtido pela ESCS no CPC”, explica o coordenador do curso.

Outro destaque desta edição do Enade é que o excelente resultado da ESCS foi obtido com a participação na avaliação, pela primeira vez, de estudantes oriundos do sistema de cotas. A ESCS reserva 40% das vagas para estudantes egressos da rede de ensino pública do Distrito Federal.