EAPSUS REALIZOU O III SEMINÁRIO NOVOS SABERES EM ÁGUA E SAÚDE: DO LIXO DOMÉSTICO AO LIXO HOSPITALAR

Informar, alertar e sensibilizar os participantes para a importância da saúde humana por meio da saúde do meio ambiente foi um dos objetivos do III Seminário Novos Saberes em Água E Saúde: do Lixo doméstico ao lixo hospitalar, organizado, nessa quarta-feira (30/3), pela Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O evento contou com a presença de aproximadamente 150 participantes.

A abertura contou com a presença do diretor executivo da Fepecs, Armando Raggio; do secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima; da diretora do departamento de ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso, do reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo e da diretora da Eapsus, Wania Carvalho.

“O III Seminário aprofundou as reflexões sobre a relação da saúde humana e da saúde do meio ambiente. Esclareceu a respeito da situação de manejo dos resíduos sólidos no DF – situação atual e perspectivas”, disse Wania Carvalho. Para a diretora, a Eapsus, por meio da realização de seminários, busca semear o compromisso e a responsabilidade em relação aos problemas apresentados e promover o debate para encontrar coletivamente ações de enfrentamento do problema.

A oferta dos lanches simples, saudáveis, com frutas sempre que possível orgânicas, opção de sucos sem açúcar e a não utilização de descartáveis tem sido a  marca sustentável dos Seminarios da EAPSUS.

Palestras

Durante o encontro, as palestras enfatizaram a preservação das águas usando o foco na gestão dos resíduos sólidos, no cuidado com o lixo doméstico, na coleta seletiva, no descarte correto de medicamentos, na destinação consciente dos resíduos, no aterro sanitário e nas pesquisas sobre esses temas no Distrito Federal. O Seminário foi promovido em parceria com o  Centro Internacional de Referência em Água e Transdisciplinaridade – Cirat e contou com o apoio da Universidade de Brasília, Secretaria do Meio Ambiente, das organizações não governamentais Ararazul, Calliandra, ZMC, Instituto de Saúde Integral e do Grupo Matizes Dumont.