Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde firma parceria com a ESCS

O objetivo é tornar a ferramenta de protocolo clínico conhecida entre os profissionais da SES com o apoio da instituição de ensino

Brasília (6/7/2016) – A fim de fortalecer a ferramenta de protocolos clínicos dentro do serviço de Saúde, a Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde (CPPAS) funciona desde o fim de junho, na Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica (CPPEC), na Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS). Criada desde 2007, a CPPAS, vinculada à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, tem a finalidade de elaborar, revisar e implementar os protocolos assistenciais nas diversas áreas e níveis de atenção à Saúde no Distrito Federal. Os órgãos são ligados à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

De acordo com o médico Marcondes Carneiro, um dos responsáveis pela CPPAS, a comissão de protocolos clínicos realiza seu trabalho orientando a observância das evidências científicas mais relevantes na área da saúde. “Por esse motivo, o fato de estarmos juntos a uma instituição de ensino como a ESCS, respaldará ainda mais o nosso trabalho. Essa parceria ajudará a tornar mais conhecida esta ferramenta de gestão entre os profissionais da Saúde que atuam na Rede SES do Distrito Federal, bem como dos alunos de graduação de medicina e enfermagem, que estão em treinamento na nossa Rede. Os estudantes e profissionais da SES podem atuar como verdadeiros multiplicadores dos temas abordados nos protocolos aprovados”, destacou o médico.

Para o coordenador da CPPEC, Karlo Quadros, a presença da Comissão em uma instituição mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), que abriga o ensino superior (ESCS) o ensino técnico (ETESB) e a educação permanente (EAPSUS) da SES-DF, fortalece o vínculo entre os processos de gestão da saúde e os processos de produção de evidências científicas para melhorar a assistência à saúde no DF. “A vinda da CPPAS para a Fepecs poderá aproximar os estudantes do processo de elaboração de protocolos clínicos e das linhas de cuidado integral à saúde, ferramentas indispensáveis para o bom funcionamento de um sistema de saúde”, disse Quadros.

Como funciona

A comissão é multidisciplinar e conta com vários representantes da SES-DF de diversas áreas: medicina, enfermagem, nutrição, direito, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, entre outras. O objetivo é orientar a elaboração de protocolos de assistência e tratamentos dentro da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, a partir da realidade vivenciada pela população nos cenários do DF. “A forma de fazer estes protocolos foi regulamentada por portaria, e seguimos padrões semelhantes ao do Ministério da Saúde, a fim de disponibilizarmos o roteiro de elaboração para os profissionais de saúde da Rede”, apontou a médica Célia Sena, da equipe da CPPAS.

Para tanto, os gestores da Secretaria de Saúde podem ter acesso ao regimento interno, aos formulários de elaboração e outras informações necessárias para a elaboração de protocolos por meio do link http://www.saude.df.gov.br/outros-links/protocolos-da-ses-cppas.html. Neste espaço, os profissionais podem obter informações sobre os protocolos aprovados e acesso aos que estão em consulta pública para a comunidade cientifica e profissionais da SES contribuírem com sugestões de aprimoramento, dentro de um prazo de 60 dias.

De acordo com Marcondes e Célia, os protocolos não só auxiliam os profissionais de Saúde do DF, como também orientam o judiciário em suas decisões. “A justiça se orienta também por essa ferramenta. Além disso, os profissionais que atuam na SES-DF devem seguir os protocolos aprovados, pois eles são rotinas de serviço que orientam o atendimento integral dos pacientes desde o nível de atenção primária até os níveis de alta complexidade, como o caso do tratamento do câncer, entre outros. Os protocolos, além de organizarem os serviços de saúde, protegem tanto os profissionais envolvidos na atenção à saúde, quanto os pacientes que dependem desse atendimento”, ressaltam.

O quê: Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde (CPPAS)

Link:http://www.saude.df.gov.br/outros-links/protocolos-da-ses-cppas.html

Dúvidas: protocolosdf@gmail.com

Foto: Marcondes Carneiro e Célia Sena e Dr Karlo Quadros.