FEPECS promoveu I Encontro de Integração Ensino e Serviço

As Escolas de Saúde da SES-DF se apresentaram à equipe do HRAN

BRASÍLIA (5/7/16) – A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), juntamente com as escolas mantidas promoveu no Hospital Regional da Asa Norte, HRAN, em junho, o I Encontro de Integração Ensino e Serviço da Região Centro-Norte. Oobjetivo é aproximar as três Escolas, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Escola Técnica de Saúde de Brasilia (ETESB), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS) das sete regiões de Saúde, visando maior integração  entre ensino e serviço. O próximo encontro está previsto para agosto na Região Centro Sul.

“Começamos a primeira visita aqui no HRAN. O desenho do encontro é que as equipes da Rede de Saúde do DF conheçam como funcionam as Escolas e dessa forma a relação entre ensino e serviço seja fortalecida”, ressalta a diretora executiva da Fepecs, Maria Dilma Teodoro.

Para a superintendente da Centro-Norte, a médica Ana Patrícia de Paula, é importante que as gestões e as equipes das sete superintendências de Saúde compreendam o processo ensino e serviço. “Precisamos entender essa integração para ajudar a melhorar a produção de conhecimento e a formação de todas essas pessoas que atuam nesses cenários”, disse a médica.

Serviço e educação

A SES-DF é reconhecida pelo seu papel na educação. Há 56 anos, com a criação da ETESB, começou a formar técnicos em saúde, depois abriu estágios com o formato que hoje é a residência, sendo pioneira no cenário nacional. Criou a ESCS, que oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, além de pós-graduação latu e strito senso, sendo a única Secretaria de Saúde no país a oferecer cursos nesses níveis de formação.

Escolas no Serviço

ETESB – A diretora da Etesb, a professora Ena Galvão, apresentou um histórico sobre a educação profissional e falou sobre a falta da valorização social de ensino técnico. Destacou a importância da Escola para a formação técnica e profissional de nível médio, que compõe a maior parte da mão de obra da saúde no Distrito Federal. “A missão precípua da Etesb é a formação de profissionais para o serviço, e de acordo com a legislação de 88, devemos fazer essa educação diretamente no trabalho, integrando ensino e serviço”, destacou Ena. Um dos exemplos da prática da Escola é a formação de agentes comunitários de saúde e o curso de instrumentalização cirúrgica, elaborado para atender as necessidades dos cenários de Saúde da SES.

EAPSUS – A gerente de estágios da EAPSUS, Karla Queiroz, falou sobre os processos de trabalho na Gerência, salientando a importância da integração ensino e serviço e destacou o estágio curricular obrigatório. “Essa é uma atividade prática supervisionada que acontece nas regiões de Saúde, além disso também somos responsáveis pelo treinamento em serviço que é outra modalidade para profissionais já graduados e profissionais da Secretaria de Saúde”. De acordo com a gerente, a portaria que regulamento essa atividades está em revisão, mas será republicada em novos moldes visando melhorar a integração ensino e serviço.

ESCS – O diretor da ESCS, professor Paulo Roberto Silva, pontuou na sua apresentação o arcabouço jurídico que sustenta a integração ensino e serviço, iniciada desde 1988, na Constituição. “Além da assistência, nós temos a obrigação de educar e formar recursos humanos para a saúde e a lei que regulamentou o SUS reforça isso”, disse.

Para o diretor, o processo de aprendizagem nos serviços de saúde potencializa a compreensão e alcança resultados muito melhores na formação prática. “Os trabalhos científicos apontam os benefícios dessa relação entre ensino e serviço. O estudante aprende de maneira integrada os estudos sobre a fisiologia, a anatomia e, principalmente, os aspectos sociais. Eles entendem o que está acontecendo no contexto daquele paciente”, ressalta. O diretor também destacou a importância da integração dos profissionais, o trabalho em equipe e o acolhimento do estudante no serviço.