Brasília recebe a primeira edição do VER-SUS DF

44 estudantes de várias partes do país vivenciam a realidade dos cenários de Saúde do DF até domingo (26)

BRASÍLIA (22/7/2015) – Brasília recebe, desde sábado (18), a primeira edição do VER-SUS DF com a participação de 44 jovens do Distrito Federal e de outras regiões do país, selecionados pelo programa. O evento promove a imersão de estudantes da área de saúde e de outras formações no Sistema Único de Saúde (SUS) nos níveis de atenção – primária, secundária e terciária. A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), por meio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), coordena junto aos estudantes participantes as visitas aos serviços da Rede da SES até domingo (26).

O assessor da diretoria-executiva da FEPECS Luiz Fernando Marques explica que o papel da instituição é a interlocução com os serviços e a discussão de metodologia dessa imersão, junto à comissão organizadora e a SES. “O VER SUS/DF proporciona a vivência dos estudantes nos diversos serviços de saúde, permitindo a reflexão sobre a proposta do SUS para a saúde da população. Mesmo nas situações em que a assistência e os servidores estão operando em situações precárias, o contato permite o desenvolvimento da crítica propositiva, tão necessária à formação das novas gerações de profissionais”, declarou Marques.

A estudante de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília Magda Machado, 20 anos, e facilitadora da edição no DF ressalta que o VER-SUS tem um papel fundamental na ampliação do olhar sobre o Sistema. “Quando temos a chance de conhecer o SUS na prática depois de ter apreendido a teoria, entendemos o porquê das falhas, o que não está sendo posto em prática”.

A estudante de psicologia da Unisinus Raquel Follman, 21 anos, do Rio Grande do Sul, aponta que na formação de profissionais das instituições privadas o SUS é “desprestigiado”. “Eu vejo que tem uma resistência dos professores em querer estimular os estudantes a conhecerem o SUS e a fazerem parte dele. O estímulo vem dos alunos que tem alguma preocupação social e esses são poucos”.

Para o estudante de serviço social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Carlos Henrique Alves, 23 anos, o VER-SUS possibilita conhecer as diferenças do Sistema em cada região. “A troca de experiência e de expertise é muito importante. Além disso, vimos na prática que o SUS atende a todos, de qualquer classe social. Isso nos traz a esperança de que o SUS possa funcionar plenamente, com a colaboração dos profissionais e da sociedade”, ressaltou Carlos Henrique. Os resultados dessa experiência serão apresentados no sábado (25) às autoridades da SES, do Ministério da Saúde e da Rede Unida.

O VER-SUS  é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executado pela Rede Unida, em curso há 10 anos no país. Utiliza a metodologia de imersão teórica, prática vivencial no sistema de saúde dos territórios de abrangência. Tem duração de 7 a 15 dias, de forma transdisciplinar, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Nesse período, os participantes ficam hospedados juntos, facilitando trocas e diálogos. São previstas, ainda, atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático pedagógicas sobre aspectos da gestão do Sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação em saúde.

Foto : Estudantes Participantes do Ver SUS e Coordenador .