FEPECS recebe profissionais do CAPS AD para debater sobre álcool e drogas

A ação educativa tem foco na estratégia de redução de danos

 

 A redução de danos (RD) é uma estratégia que faz parte dos processos de trabalho nas ações de prevenção e no tratamento do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Para debater o assunto, a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), promoveu na tarde de quinta-feira (23), no auditório da FEPECS, uma reflexão sobre a redução de danos na Clínica de Álcool e Drogas no Distrito Federal.

 

A atividade contou com o apoio da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD) e a Diretoria de Saúde Mental (DISAM), da Secretaria de Saúde do DF, e teve a participação de cerca de 100 profissionais que atuam nos serviços de atendimento à população com abuso de substâncias psicoativas (CAPS AD e consultório na rua). O objetivo da ação foi o de promover um espaço de trocas de saberes acadêmicos para o enfrentamento do cotidiano dos serviços, além da compreensão e a aplicação das estratégias de redução de danos no cotidiano da clínica.

 

 

 Para isso, o médico Luiz Fernando Marques, assessor da diretoria-executiva da FEPECS, fez uma apanhado teórico sobre a temática das substâncias psicoativas (SPA), com ênfase na estratégia de redução de danos como ferramenta de acolhimento e de prevenção em casos de uso abusivo e dependente. “As razões que fazem uma pessoa abusar e tornar-se dependente são de diferentes ordens, e não apenas algo que se relacione ao indivíduo. As SPA podem facilitar a socialização, diminuir dores físicas e emocionais, além de movimentar mercados muito rentáveis, que não”, apontou Marques.

 

Representantes da ABRAMD, Maria Aparecida Gussi, da EAPSUS, Lúcia Manso, e da DISAM, Karime Porto e os redutores de danos Rosane Pontes e Luis Carlos Vieira, que atuam em espaços públicos onde há o consumo de SPA, também contribuíram com as suas experiências. Por meio da parceria dessas instituições, serão promovidos mais quatro encontros neste ano, onde os profissionais dos CAPS AD e outras pessoas envolvidas terão a oportunidade de discutir com especialistas na área, analisando casos clínicos selecionados pelos próprios serviços em uma atividade de educação permanente voltada para a necessidade detectada.

 

A atividade serviu também para divulgar o 6° Congresso Internacional da ABRAMD, que ocorrerá em Brasília no inicio de dezembro, onde serão discutidas as políticas para os novos tempos na área de SPA, com a mudança de paradigmas necessária ao enfrentamento de questões relacionadas ao tratamento, à prevenção e à inserção das diferentes instituições governamentais e comunitárias neste novo cenário.  

Foto : Médico Luiz Fernando Marques, assessor da diretoria-executiva da FEPECS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top