Escola Técnica de Saúde de Brasília completa 60 anos de história e referência na Educação Profissional Técnica!

Escola Técnica de Saúde de Brasília completa 60 anos de

história e referência na Educação Profissional Técnica!

Hoje, dia 10 de novembro, a Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) completa 60 anos de história. São seis décadas trilhando um ensino de excelência e referência na Educação Profissional técnica de nível médio na área da saúde, na Capital Federal. A Escola tem por princípio oferecer ao aluno um ensino de qualidade que o leva a ter uma visão de competência e responsabilidade na área em que está engajado.

Ao mesmo tempo, busca formar profissionais dotados de senso crítico para o pleno exercício da cidadania e possuidores de competências técnico-científicas que lhes confiram capacidade profissional para inserção no mercado de trabalho. Ao longo desses 60 anos, a ETESB/FEPECS já formou mais de 10 mil técnicos na área da saúde e se caracteriza como uma Escola formadora de indivíduos éticos e capazes de atuarem de forma crítica e criativa.

A ETESB/FEPECS está autorizada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal a oferecer os seguintes cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio de forma centralizada: Técnico em Enfermagem; Técnico em Saúde Bucal; Técnico em Análises Clínicas; Especialização de nível médio para Técnicos em Enfermagem e em Saúde Bucal em Saúde da Família; Técnico em Prótese Dentária; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Anatomia Patológica e Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho.

O diretor da ETESB/FEPECS, Roberto Carlos Alves Louzeiro, possui mais de 25 anos de experiência na área da educação e destacou a importância dos 60 anos da Escola.

“Os 60 anos da ETESB/FEPECS marcam uma trajetória de compromisso e excelência no Distrito Federal. Temos muito orgulho em fazer parte dessa história de sucesso da Instituição. Nosso objetivo à frente da ETESB/FEPECS é agregar ainda mais valor à Escola. Muitas novidades estão sendo discutidas para que no ano que vem possamos inovar com cursos técnicos à distância e presenciais, sempre prestando uma educação de qualidade a todos”, ressaltou o diretor da ETESB/FEPECS.

A história da ETESB/FEPECS se inicia em 1960, com a criação de Brasília, onde foi constatada a carência de profissionais de nível médio qualificados na área da saúde para atender aos trabalhadores que ajudavam na construção da Nova Capital. Com o intuito de formar Auxiliares de Enfermagem para o quadro da Fundação Hospitalar do Distrito Federal – FHDF, o Conselho Deliberativo, criou a Escola de Auxiliares de Enfermagem de Brasília – EAEB.

Inicialmente, o escopo de atuação da EAEB era de treinamentos, todavia, após autorização concedida pelo Ministério da Educação e Cultura, através da Portaria nº 426/63 – MEC 1 a Escola passou a oferecer o curso de Auxiliar de Enfermagem, formando a primeira turma em 1964. Através da Portaria nº 28/73 – SECDF, a EAEB passou a ser reconhecida como Escola Técnica de Enfermagem de Brasília – ETESB, e neste mesmo ano formou a primeira turma de Técnico de Enfermagem.