Internato da Enfermagem da Escs/Fepecs inicia prática para retorno ao Estágio Obrigatório

O tema do primeiro encontro presencial foi Paramentação e Desparamentação de EPIs

Estudantes do último ano do Curso de Graduação de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde Escs/Fepecs, iniciaram as práticas presenciais na unidade de Samambaia com o objetivo de se prepararem para o retorno ao Estágio Curricular Obrigatório (ECO). O tema da primeira prática foi paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e biossegurança em serviços de saúde.

O retorno foi possível pela pactuação entre a diretoria da Fepecs, por meio da diretora executiva, Mariela Souza de Jesus, e a Secretaria-adjunta de Assistência à Saúde, por meio do secretário Ricardo Tavares. A volta dos estudantes foi autorizada pelo Decreto do Governo do Distrito Federal Nº 40.817, publicado em 22 de maio de 2020. Nesse período do estágio serão feitas as testagens rápidas nos internos a cada 15 dias, assim como a disponibilização do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A previsão é que os estudantes internos da enfermagem retornem ao ECO no dia 15 de junho nos cenários de Atenção Básica, no Guará, em Vicente Pires, na Samambaia e na Estrutural. De acordo com o coordenador do Estágio Curricular Obrigatório, o enfermeiro Roberto Monção, a volta dos estudantes segue um plano de contingência com critérios como a testagem periódica dos estudantes, a disponibilização de EPIs, a liberação do passe estudantil e o acesso a um grupo de apoio aos estudantes sobre as dúvidas relacionadas ao retorno ao estágio e outros assuntos relacionados, como trancamento de matrícula para os estudantes que decidirem não fazer o ECO.

“Realizamos um questionário em que 80% dos estudantes confirmaram a vontade de retornarem aos estágios. Esse retorno é importante para que eles consigam colar grau este ano a fim de participarem dos processos seletivos para residências e concursos públicos que ocorrem no início do ano que vem e pelo lado pedagógico, principalmente. Esta é uma experiência de aprendizado muito grande com a pandemia, a partir do manejo de pacientes suspeitos, no atendimento aos pacientes que hoje buscam as Unidades Básicas de Saúde para resolverem os problemas de saúde”, ressaltou o coordenador. A turma conta com 63 estudantes de enfermagem.

Estudantes – A estudante do último ano Lígia Maria Aguiar, 21 anos, ressalta que a pandemia impôs a reflexão de qual é o papel que eles, estudantes de enfermagem, devem exercer nesse contexto de enfrentamento à Covid-19.

“Caso essa crise tivesse se atrasado em alguns meses, eu não teria a “escolha” de voltar ou não, estaria obrigatoriamente na linha de frente para exercer a profissão que escolhi. Nosso retorno à assistência ajuda, mas o foco não é laboral; a importância da nossa prática é acadêmica e pedagógica”, disse Lígia.

Para Lígia, o sentimento é ambíguo em relação ao retorno ao Estágio, mas diz sentir  contemplada pela forma como a Coordenação de Enfermagem dialoga com os discentes e como a Escola oportunizou a construção de um planejamento, de forma coletiva, para que o retorno dos estudantes fosse o mais seguro possível.

“Depois que nossas docentes fizeram conosco um treinamento de paramentação e desparamentação e garantiram a nós as máscaras face shields, sinto-me menos insegura. Nosso corpo docente é muito dedicado, competente e preocupado com a nossa qualificação e com a nossa segurança, então isso me deixa bastante tranquila para retornar ao estágio. São profissionais inseridos na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e, por isso, têm total dimensão de como a situação está; isto ratifica novamente a importância da Escs ter servidores da Ses, atuantes no Sistema Único de Saúde (Sus), como docentes”, destaca Lígia

Plano – O interno Ezequiel Gomes, 21 anos, fez parte do grupo que elaborou o Plano Contingencial de retorno ao estágio e afirma que após um estudo sociodemográfico com a turma, reuniões e acordos com a coordenação do curso e com a direção da Escola tiveram maior elucidação dos pontos para a garantia de um retorno seguro, mantendo a qualidade do ensino e do aprendizado no serviço.

“Vale ressaltar a dedicação, competência e a preocupação que os docentes estão tendo para elaborar essas atividades, visando um retorno adequado e seguro”, destacou.

Antes da quarentena por causa do novo coronavírus estava atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nº 01 de Vicente Pires sob a supervisão de servidores e docentes da Escs. “Eu sinto saudades de estar atuando no Sus e oferecer uma assistência à população da área adstrita desta UBS, estou ansioso para retornar e fazer o que eu amo e nasci para fazer”, disse Gomes.

Texto: Renata Madeira – Ascom/Fepecs

Arte: Demetrius Carvalho – Gerav-UAG/Fepecs