Estudantes da 3° série de Enfermagem da Escs/Fepecs produzem mídias audiovisuais educativas

Estudantes da  série de Enfermagem da Escs/Fepecs produzem mídias audiovisuais educativas

Sob a supervisão da docente Paôla Silva, estudantes produzem podcast, vídeos e post informativos com o objetivo de alertar a população sobre a dengue

Diante da nova realidade da pandemia da Covid-19 e a suspensão das atividades educativas presenciais, docentes tiveram que pensar uma nova estratégia de aprendizagem por meio de atividades remotas. Para tanto, a enfermeira Paôla Silva, docente da 3° série do eixo de Habilidades Práticas do Curso de Graduação de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, mantida pela Fundação de Ciências da Saúde (Escs/Fepecs), pensou  em como manter uma metodologia ativa que considerasse o estudante como centro do seu aprendizado e o aproximasse da prática.

“Diante disso, comecei a pensar e planejar atividades que considerasse estes aspectos. No primeiro encontro com os estudantes por videoconferência observei-os um pouco desmotivados e apreensivos com este tempo atual de confinamento e incertezas. Isto me inspirou ainda mais a pensar em atividades interativas, motivacionais e ao mesmo tempo que preparasse o estudante para o cenário de prática. Considerando a problematização, método utilizado em nossa prática, observamos a realidade e nos deparamos com o crescimento exponencial da dengue em nossa cidade. Hoje estamos com mais de 32 mil pessoas diagnosticadas”, ressaltou a docente.

A proposta foi a utilização de ferramentas educativas por meio das mídias audiovisuais com o objetivo de alertar a população quanto a este tema. O grupo de estudantes acolheu a ideia e o resultado foi a produção de podcast, vídeos e post informativos de uma forma lúdica e criativa. Para a divulgação do material produzido, foi criado um canal no Youtube (ESCS Enfermagem em Ação) e um instagram (@divulguescs) para serem utilizados na educação em saúde da comunidade local.

Vídeo-animação – As estudantes que participam do projeto criando os vídeos-animação, Dara Emanuela Lopes, 20 anos, e Katrine de Souza, 22 anos, apontam que a dengue ainda é uma preocupação, mesmo nesse período de pandemia, e que mesmo nesse tempo difícil de isolamento é possível usar a tecnologia para fins educacionais.

“Fico feliz em poder ajudar com a disseminação de informações sobre uma doença importante como a dengue que acabou sendo deixada de lado pela mídia e pela população em função da pandemia do novocoronavírus. Não podemos esquecer dos cuidados com a dengue neste momento”, ressaltou Emanuela.

“Com foco e vontade tudo é possível, inclusive continuar aprendendo e ao mesmo tempo disseminar conhecimento para a comunidade. Sou uma estudante da metodologia ativa e uso isso ao meu favor nesses tempos difíceis de pandemia”, declarou Katrine.

O projeto conta com a participação de oito estudantes que são os protagonistas das atividades, na construção e divulgação do projeto. Cada dupla de estudante se responsabilizou pela criação de uma ferramenta educativa.

Texto: Renata Madeira/ Ascom Fepecs

Arte: Demetrius Carvalho/Gerav-UAG/Fepecs