Fepecs e Etesb homenageiam os técnicos e auxiliares de enfermagem

Fepecs e Etesb homenageiam os técnicos e auxiliares de enfermagem

A diretora executiva da Fepecs e o diretor da Etesb reforçam a importância da formação técnica e relembram a história da Escola que formou mais de 5 mil profissionais da área

O Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem é celebrado hoje, 20 de maio. A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) homenageiam os profissionais em nome dos seus egressos que atuam na assistência. Durante esta semana, ex-alunos da Etesb farão relatos sobre a experiência na profissão de técnico e a importância desta formação. Os depoimentos serão postados no site da Fepecs, da Etesb e no @intafepecs. #DiaNacionaldoTécnicoeAuxiliardeEnfermagem

A diretora executiva da Fepecs, Mariela Souza de Jesus, ressalta a importância dos profissionais, técnico e auxiliar em enfermagem, na área da saúde. “Neste momento em que vivemos com a pandemia do coronavírus, mais do que nunca, eles são primordiais no cuidado à população e no apoio aos profissionais de saúde”, disse Mariela.

Para o diretor da Etesb, Nilceu José de Oliveira, o ensino técnico é uma modalidade de educação com rápida capacitação para ingressar no mercado de trabalho e a Etesb, que completa 60 anos de vida em Novembro, tem um papel importante na formação técnica de saúde de qualidade.

“A formação técnica tem um caráter mais prático, por isso acaba envolvendo tanto os estudantes. Porém, não é uma formação simples. A Etesb desenvolve um papel extremamente importante, baseada em um modelo pedagógico comprometido com a formação de futuros profissionais de nível médio em saúde, propondo uma visão crítica para que possam ser protagonistas do próprio aprendizado e interferir em seus processos de trabalho e de vida”, reforçou Oliveira.

Ensino Técnico – A Etesb foi a primeira escola técnica de Brasília. Por conta dela, diversas outras portas foram abertas. A nova capital precisava de mão de obra especializada e, ainda em 1960, surgiu a Escola Técnica. A formação técnica da Etesb proporciona ao aluno vivenciar a prática ainda nos primeiros módulos e acompanham diversas áreas. O resultado disso é profissionais extremamente bem preparados e com alto índice de empregabilidade ao se formarem. A Escola nessas 6 décadas formou 4.440 auxiliares de Enfermagem e 960 técnicos em Enfermagem. Diante da situação da pandemia, novas turmas técnicas estão previstas apenas para 2020.  

Data – O Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem foi instituído a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). No Brasil, o Dia do Técnico e Auxiliar em Enfermagem finaliza a “Semana da Enfermagem”, que começou em 12 de maio, com a comemoração do Dia Internacional da Enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top