Estudantes de Medicina da ESCS participam de ação da Ses-DF na testagem para Covid-19

Eles atuam em todas as etapas do processo, coleta, análise dos resultados e orientação para a população sobre os procedimentos a serem realizados após o resultado

Estudantes dos três últimos anos do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), foram selecionados de forma voluntária para participar do plano de enfrentamento ao Covid-19 na testagem da população do Distrito Federal pelo serviço de drive-thru. O teste rápido que está sendo oferecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF), foi iniciado nessa terça-feira (21). O serviço de drive-thru oferecido tem o objetivo de evitar aglomerações e reduzir a transmissão do coronavírus. Serão cerca de 100 mil testes aplicados inicialmente para as áreas do Plano Piloto e Águas Claras, por elas estarem entre as regiões com maior incidência dos casos da doença.

Nesse plano de enfrentamento, os estudantes participam de todas as etapas: do processo de coleta, de análise dos resultados, à entrega dos resultados com orientação para a população de quais são os procedimentos a serem realizados após o resultado obtido com o teste rápido. O coordenador do internato, último ano do curso de medicina da Escs, e responsável pela participação dos estudantes voluntários nesta ação da Ses-DF, o psiquiatra Thiago Blanco, explicou que os estudantes da Escs estão com as suas atividades presenciais suspensas até 31 de maio como determina o decreto nº 40.583/2020 publicado pelo GDF em 1º de abril e foram convidados a participarem desse programa.

O coordenador ressaltou que a participação dos estudantes no programa de testagem reforça o compromisso que os profissionais de saúde devem ter. “Para os estudantes, poder participar precocemente desta ação é uma forma de que eles possam experimentar o exercício do cuidado e saber da importância de tratar com humanidade as pessoas que precisam. Esse é o maior ganho e benefício que a gente pode ter com a atuação dos nossos alunos nesse momento histórico epidêmico mundial. É o compromisso de todo profissional de saúde, e isso nunca pode ser esquecido, de estar disponível para cuidar das pessoas sempre que elas precisarem seja do ponto de vista individual, comunitário e global como é a situação atual”.

Apenas estudantes da Escs participam desse programa, uma vez que a instituição é vinculada à Ses-DF e tem o compromisso na formação para o Sistema Único de Saúde (Sus).  “Nossos estudantes estão demonstrando um engajamento bastante valioso e estão comprometidos com o programa de enfrentamento da Covid-19, obviamente, respeitando todo o rigor necessário de proteção individual  tanto para proteger os cidadãos que estão procurando a testagem quanto a si mesmos e suas famílias que estão em casa”,  declarou Blanco.

A estudante Catharina Abreu de Almeida, 23 anos, da 5º série, penúltimo ano do curso de medicina da Escs, afirma que como estudante, a situação vivida com a pandemia de uma certa forma prepara a próxima geração de profissionais de saúde.  “Percebemos como o mundo está despreparado para esse tipo de situação. Apesar de epidemias e pandemias serem parte da história da humanidade, não havia até esse ano um plano bem definido pelos países sobre como agir. Como próxima geração de servidores da saúde, acho que será nosso papel aprender com isso e não deixar que uma epidemia nos pegue despreparados”, declarou Catharina. A estudante também fala do sentimento que o novo coronavírus desperta. “Sobre o sentimento, acho que é um misto. Uma preocupação sobre demorar muito a voltar às atividades e também sobre voltar logo e acabar nos expondo, assim como nossos familiares à esse risco”.

José Renato da Costa Nóbrega, 21 anos, da 4º série é outro estudante voluntário do programa de testagem, no Estacionamento 4 do Parque da Cidade. Ele falou da alegria em participar da ação. Fiquei feliz em poder ajudar, acho que é um momento em que toda ajuda é necessária, até como futuro profissional de saúde eu preciso entender a importância disso. Outro ponto importante é este trabalho em conjunto com a Ses-DF, espero que a Secretaria saiba que pode contar com os estudantes, que são uma parte importante de todo esse processo de cuidado da população, principalmente, em um momento como esse que estamos vivendo”, falou Nóbrega.

De acordo com o Portal da Saúde da Ses-DF, nesses dois dias de testes, ao todo, foram realizados 3.359 testes por  drive-thru nos oito pontos situados no Plano Piloto e Águas Claras. O grupo prioritário para testagem é para pessoas com sintomas de gripes, no mínimo, há sete dias, incluindo febre. Todos os usuários devem levar documento de identificação e comprovante de residência. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os locais de testagem são: Unieuro Águas Claras: Avenida Castanheiras, lote 3700; Uniplan Águas Claras: Avenida Castanheiras; Residência Oficial do Governador: EPTG, s/nº, Norte; Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha: em frente ao posto 13 – SRPN – Asa Norte; Parque da Cidade: estacionamentos 4, 6, 11 e 13. A previsão é de que mais pontos de testagem sejam abertos nos próximos dias.

Como funciona: Todos serão cadastrados na entrada do drive-thru e passarão por triagem de temperatura feita pelo Corpo de Bombeiros, através de câmeras térmicas. Nesta etapa, aqueles que não apresentarem sintomas não farão a testagem. Para mais informações acesse: www.saude.df.gov.br