A Revista Comunicação em Ciências da Saúde da Escs/Fepecs publica preprints de artigos sobre Covid-19
Em 15 dias foram publicados três artigos que poderiam levar até um ano para serem analisados e divulgados
A Revista eletrônica Comunicação em Ciências da Saúde (CCS), conduzida pela equipe da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica, da Escola Superior de Ciências da Saúde (Cpecc/Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), abriu chamada no mês de março para submissão contínua com a criação da seção denominada “Preprints: Coronavírus”. O objetivo é difundir conteúdos de interesse acadêmico e prático sobre o novo coronavírus.
O público-alvo são pesquisadores e profissionais de saúde que estão desenvolvendo estudos e colecionando dados cujos resultados, ainda que inconclusos, possam contribuir para a tomada de decisão clínica e de gestão das ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19.
“Estas publicações visam, sobretudo, contribuir para compartilhar informações científicas sistematizadas para que neste momento de emergência sanitária, as autoridades públicas, os estudantes, os professores e os profissionais de saúde possam ter mais acesso e segurança nas condutas assistenciais, de vigilância em saúde e de gestão pública. Em 15 dias, desde a abertura da chamada, já publicamos três artigos que levariam até um ano para serem publicados”, disse a professora Leila Gottems, uma das editoras científicas da Revista.
Para esta seção de preprints, as submissões não tem data de fechamento porque a produção de conhecimento sobre o novo coronavírus tem sido intensa no mundo todo. “A exemplo de periódicos internacionais, estes artigos recebem prioridade na avaliação por pares e na sua publicação”, informou o professor Luciano Camilo, também editor científico da CCS.
Para a operacionalização das análises em tempo oportuno, a Escs mobilizou um conjunto de pesquisadores e professores da Cpecc e da Coordenação de Pós-graduação e Extensão (Cpex), dos programas de mestrado profissional e acadêmico. “Ademais, colaboradores externos também estão contribuindo para a produção de evidências e para a revisão dos artigos que a comunidade acadêmica nacional e internacional estão produzindo e que tenham conhecimento relevante sobre a Pandemia da Covid-19″, ressaltou Leila Gottems.
Normalmente, uma revista só publica um artigo quando os editores estão convencidos de que os autores atenderam as recomendações dos revisores, que são via de regra, especialistas no tema e no método adotado no estudo que originou o artigo. Estes avaliadores podem identificar pontos fracos nos conceitos, no método e nas conclusões. Como esse processo pode ser demorado, muitos autores usam os portais de preprints para disponibilizar seus manuscritos como “pré-impressões” que permite que outros cientistas possam ter acesso, discutir e comentar as descobertas imediatamente, conforme explicou o professor Luciano Camilo.
Como submeter – O artigo deve ser enviado exclusivamente pela página eletrônica http://www.escs.edu.br/
O fluxo editorial seguirá os seguintes passos: recepção do artigo, revisão da versão um do texto em 48h – caso necessite de correções voltará para o autor que terá 24h para corrigir. A seguir procede-se a revisão da versão dois do texto em 24h e publicação do artigo na seção. Estes prazos podem ser flexibilizados a depender da complexidade teórica e metodológica do artigo.O processo de análise é rápido e por isso demanda colaboração do autor para que o texto submetido siga as normas estabelecidas no link http://www.escs.edu.br/
Em caso de dúvidas, contate a CCS pelo email ccs.escs@gmail.com.