Escs/Fepecs recebe 160 novos estudantes de Medicina e Enfermagem

A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (17)

Os 160 novos estudantes dos cursos de graduação de medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) foram acolhidos em aula inaugural no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), na tarde dessa segunda-feira (17).

A solenidade de abertura da aula inaugural foi presidida pelo diretor-geral da Escs, Ubirajara Picanço, que deu as boas-vindas e ressaltou a responsabilidade que a Escola tem, juntamente, com os seus estudantes, em relação aos cuidados com o usuário do sistema de saúde, seja esse usuário público ou privado.

“Devemos prezar com ética e responsabilidade profissional esse público. Desde a primeira série, a partir do segundo mês de atividade, vocês vão lidar com a população do Distrito Federal, nos cenários de prática de ensino”. O diretor destacou a importância da interprofissionalidade entre a medicina e a enfermagem. Segundo ele, essa relação entre os dois cursos é reiterada na Escs. “Não é algo simples, mas é um processo em construção”, disse Picanço.

A mesa de abertura contou com a presença dos coordenadores dos cursos de medicina e enfermagem, respectivamente, Márcia Rodrigues e Rinaldo Neves, dos coordenadores da 1° série de cada curso, André Luiz Afonso de Almeida, medicina, e de Ângela Maria Cardoso, enfermagem, e das representantes dos Centros Acadêmicos Isabella Ferreira, estudante da 3° série de medicina, e Marina Santos de Andrade, estudante da 2° série de enfermagem.

O acolhimento dos novos estudantes contou com a apresentação de palestra de boas-vindas da docente Lisliê Arrais de Souza e com o Programa de Acolhimento ao Calouro (Pac) comandado pelos estudantes veteranos de enfermagem aos novos alunos do curso depois da solenidade de abertura.

Calouros – O calouro do curso de medicina Thales Queiroz Souza, 18 anos, declarou estar animado com a aprovação e com o início das aulas. “Meu sentimento é de gratidão por cursar em uma instituição pública em Brasília. Ainda não estudei sobre a metodologia, vou conhecer melhor na prática”, disse Souza.

O currículo da Escs é centrado no estudante, orientado à comunidade e utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Seu método de ensino-aprendizagem está baseado em: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com pequenos grupos, e aprendizagem auto-dirigida.

Para a caloura Daffiny Cardoso, 18 anos, a escolha por enfermagem se deu depois de algumas pesquisas. “Eu tinha dúvida entre enfermagem e medicina, mas vi que a enfermagem tem um contato direto com os pacientes, e decidi seguir por este caminho. Estou bem animada, já tivemos tutoria e a minha expectativa é crescer muito e amadurecer como pessoa e estudante de enfermagem, principalmente, neste primeiro ano”, finalizou Daffiny.