Coordenação de Enfermagem da Escs/Fepecs realiza a 9ª Semana Pedagógica

Os 67 docentes e corpo gestor debateram o plano de ação para 2020

O Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), realizou a 9ª Semana Pedagógica, nesta quarta-feira (12), na unidade de ensino de Samambaia. O objetivo do evento acadêmico foi debater com os 67 docentes e corpo gestor temas pedagógicos como a questão da pesquisa científica na enfermagem, o aumento da oferta de cursos de extensão e o raciocínio clínico no ensino.

Para tanto, foram realizadas palestras com os temas “Raciocínio Clínico em Enfermagem: estratégias de ensino”, proferida pela professora Cris Renata Grou Volpe; “Oportunidades e Impactos da Extensão”, palestra da professora Marta Peralba e “Aprendendo e Promovendo a Pesquisa”, assunto abordado pelas professoras Leila Gottems e Cláudia Vicari.

“Este é um momento de reflexão para os docentes e de debate sobre as demandas para a educação permanente e para a educação continuada. A valorização da pesquisa científica em enfermagem e a mudança referente ao aumento de 10 % da carga horária dedicada a cursos de extensão para 2022, seguindo orientação de uma resolução de 2018, estão entre os assuntos que trabalharemos ao longo desse primeiro semestre”, relatou o coordenador do curso, professor Rinaldo Neves.

O coordenador destaca que o curso de enfermagem da Escs/Fepecs oferece vários cursos de extensão, promovidos pelos docentes e que são demandados pelos próprios estudantes. “O objetivo é que os docentes se preparem para a produção dos projetos de pesquisa e de extensão para programas de iniciação científica. A Semana pedagógica do Curso de Enfermagem é um momento de dar início ao plano de ação da coordenação nesses e em outros assuntos de necessidade do curso”, finalizou Neves.

Docência – Para a docente Rejane Gonçalves, que há oito anos ensina no curso de enfermagem da Escs, a semana pedagógica é uma motivação para a continuidade da atividade. “É um momento importante para a reflexão do que foi feito e do que iremos fazer para melhorar na nossa prática profissional”, destacou.

O docente Djalma Couto ressaltou que a Semana Pedagógica é imprescindível para a reflexão sobre a prática da docência. “Os conteúdos apresentados acrescentam não apenas no meu aprendizado como docente, mas também no aprendizado dos estudantes. Destaco a palestra sobre a pesquisa e a informação sobre a abertura da pesquisa para a enfermagem, é bom saber que a Escs teve um aumento considerável de doutores, em torno de 24, isso é um estímulo para quem está iniciando continuar se qualificando”, destacou Couto que é docente da Enfermagem desde o primeiro ano de criação, há 10 anos.