A Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde – EAPSUS (FEPECS) adquiriu, por meio de contrapartida de Instituição de Ensino Conveniada com a SES/DF, 03 (três) simuladores de inserção manual de PICC, sendo: 01 Simulador para Punção Venosa Central (PICC) e Veia do Braço (adulto), 01 Manequim para Acesso Venoso Completo (neonatal) e 01 Manequim para Acesso Venoso guiado por Ultrassom.
Os simuladores serão utilizados nas aulas práticas do curso de Treinamento e Capacitação para Inserção e Manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC – Peripherally Insertet Central Catheter), que será um curso de Educação Permanente promovido por essa Escola.
O curso tem com objetivos: Habilitar, capacitar e certificar profissionais à passagem do cateter central de inserção periférica (PICC); Capacitar para prevenção, identificação o mais precoce possível e manejo de complicações relacionadas à passagem, manutenção e retirada do PICC; e Trabalhar a humanização no atendimento ao paciente exposto ao ambiente de Terapia Intensiva com a redução do estresse e dor provocada pelas inúmeras punções venosas necessárias no tratamento prolongado, aperfeiçoando a qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem.
As aulas serão interativas, utilizando imagens, radiografias e vídeos, favorecendo uma compreensão global do procedimento de inserção e manutenção do PICC. O conteúdo prático inclui simulação de punção venosa em manequins, troca de curativo, tração e retirada do cateter.
O primeiro curso será nos dias 13 e 14 de dezembro, com carga horária de Total de 20 horas, sendo 10 horas práticas, na FEPECS.
CLIENTELA: Enfermeiros lotados em Terapia Intensiva e Unidades que atendem pacientes da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal que tenham indicação de passagem de PICC, assim como residentes médicos e de enfermagem que façam rodízios nesses setores.
CERTIFICAÇÃO: O certificado será confeccionado e entregue pelo EAP/SUS.