ESCS/Fepecs promove Encontro de Medicina e Enfermagem 2019

Evento reúne estudantes, gestores e profissionais das comunidades acadêmica e assistencial da saúde

A Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde promove, até o dia 25 de outubro, o Encontro de Medicina e Enfermagem (EME) 2019. Trata-se de um evento científico que reúne estudantes, gestores e profissionais das comunidades acadêmica e assistencial da saúde.

Representando o diretor-executivo da Fepecs, Marcos Ferreira, o diretor da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), Nilceu Oliveira, ressaltou a importância do EME no desenvolvimento científico ligado ao corpo discente e docente. “São trabalhos que abordam os cenários de prática e que tem importância significativa no desenvolvimento dos futuros profissionais de saúde. Os alunos, em decorrência desse encontro anual têm a oportunidade de, verificando os fatos, avaliar seus valores nesta prestação de serviços aos usuários e pacientes do DF”, afirmou.

Alunos que cursam até o terceiro ano de Medicina e segundo de Enfermagem fazem a exposição das vivências realizadas nos cenários de ensino. “As atividades apresentadas no EME são aquelas desenvolvidas junto ao serviço de saúde e à comunidade na Atenção Primária. No encontro, elas se moldam sob a forma de relatos de experiências e trabalhos de iniciação científica”, acrescentou o diretor da ESCS, Ubirajara Picanço.

Palestras, avaliação de trabalhos científicos, oficinas, roda de conversa e apresentações orais fazem parte da programação. “Há 15 anos trabalhamos com o EME para, além da perspectiva de integração do corpo docente e discente, oferecer a possibilidade de mostrar a produção feita pela Escola”, complementou o diretor da ESCS.

“O EME oferece a oportunidade de compartilhar conhecimento nas áreas de medicina e de enfermagem. É o momento em que os alunos têm a possibilidade de apresentar os trabalhos que desenvolveram durante o ano”, comentou o estudante da 3ª série de Enfermagem da ESCS, José Carlos Pacheco.

Luísa Abreu, estudante do segundo ano de Medicina, classifica o EME como uma grande mostra científica. “Vemos a apresentação dos trabalhos e a repercussão deles nas regiões de saúde. Embora cada uma tenha sua peculiaridade, há pontos de convergência. Às vezes observamos uma ação que foi desenvolvida e bem sucedida em uma região, sendo motivado a levá-la para outra, onde essa ação também se aplicaria”, defendeu.

Mais informações sobre o EME 2019, acesse https://doity.com.br/eme–encontro-de-medicina-e-enfermagem–2019