Fepecs ganha prêmio por alcançar 100% de transparência ativa

Controladoria-Geral do DF divulga 3º Índice de Transparência Ativa

Brasília (07/11/2018) – A Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) premiou, nesta quarta-feira (05), a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs), na solenidade do Índice de transparência Ativa – III Edição, em que 40 órgãos do Governo do Distrito Federal alcançaram 100% do indicador de transparência ativa ao acesso à informação. A Premiação faz parte da 4ª Semana de Combate à Corrupção. O presidente da Fepecs, juntamente, com o diretor executivo substituto da Fepecs, Paulo Roberto Silva, receberamplaca alusiva à conquista.

Esse prêmio nos ensina algo muito importante, o trabalho e a integração de profissionais de uma instituição mudam a realidade, de negativa para positiva. Ao iniciarmos na FEPECS a implantação da LAI – Lei de Acesso à informação no portal da instituição, verificamos que nossa colocação no Ranking de índice de Transparência Ativa, 6%, era um posição muito aquém de nossa capacidade”, ressaltou o diretor Paulo Roberto Silva.

A diretoria executiva Fepecs criou um grupo focal para a promoção de uma ação de correção de informações e permanente atualização do Portal com membros das Escolas mantidas e de vários setores da FEPECS. De acordo com o diretor, o grupo foi tão exitoso que em poucos meses alcançou a nota máxima, 100%.

 O objetivo do índice é que órgãos e entidades do DF divulguem nos respectivos portais da internet informações de interesse coletivo, como informações orçamentárias, contratos, despesas, convênios e licitações, e as informações pontuais sobre a instituição, contatos e endereço. De acordo com a CGDF, em 2016, apenas, cinco órgão alcançaram o índice de 100%. Em 2017 foram 27 que conseguiram atingir o índice esperado, uma grande conquista nas palavras do controlador-geral do DF, Lúcio Carlos de Pinho Filho.

“Dos 85 órgãos públicos avaliados 40 chegaram a 100% do indicador. A média geral é de 73%, um excelente sinal, porque quanto maior a transparência, mais forte é a democracia”, avaliou o controlador-geral.

 

A Coordenadora de Transparência da CGDF, Rejane Vaz, ressaltou que o índice foi criado como o objetivo do aprimoramento da transparência ativa por todo o GDF por meio do uma competição saudável entre os órgãos

 

“A avaliação do índice é feita por meio da instrução normativa. Realizamos avaliação de todos os sítios oficiais, a nota é calculada por meio do número de requisitos atendidos em relação ao que é exigido pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Com a instituição do índice nós conseguimos sair de 35% de atendimento à LAI no que se refere à transparência ativa e alcançamos agora em 2018 o índice de 76%, então, podemos constatar que o índice foi efetivo no seu objetivo de aprimoramento da transparência no GDF”, destacou Rejane

Agradecimento: A Diretoria Executiva (DE) reforça que o Prêmio Índice de Transparência Ativa III Edição – 2018 é extensivo aos servidores desta Instituição, como uma bandeira de que quando há um trabalho em equipe, é possível alcançar as metas. A DE Agradece especialmente ao grupo de trabalho e à autoridade da LAI.

 

Ana Maria de Carvalho Loureiro

Adriana Macedo Borges de Freitas

Breno Lima Barão

Lilian Karina Taveiras Padilha

Maurício Mendes Marques

Maria Hildérica Souza Reis 

Olímpia de Lourdes Campos Vidigal 

Sandra Cássia Cardoso Sousa

Marcia Vendrell Silva (Autoridade da LAI)

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top