O Centro Brasileiro de Modificabilidade – CBM, com sede em São Paulo, finalizou no domingo, dia 25 de outubro, a segunda turma do Curso de Formação de Mediadores de PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental, com o apoio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.
O PEI é uma tecnologia de intervenção cognitiva focada no desenvolvimento do potencial de aprendizagem. É organizado em instrumentos que visam ao enriquecimento das funções cognitivas, possibilitando melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa, tornando os indivíduos mais bem sucedidos em suas atividades acadêmicas, profissionais, de rotina e transformando, assim, todo o seu sistema de relações.
É direcionado a pessoas interessadas no desenvolvimento do seu potencial de aprendizagem, sendo elas de todas as faixas etárias e com desenvolvimento cognitivo típico ou atípico (por exemplo, nas deficiências). No caso da Secretaria de Saúde, vários são os serviços que podem ser beneficiados pelo PEI, como exemplo: o COMPP (Centro de Orientação Medico Psicopedagógica), o CRISDOWN – Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down do HRAN, serviços de geriatria, entre outros. Também a Secretaria de Educação, especialmente os serviços da educação infantil e especial, num primeiro momento, teria benefícios com esta tecnologia.
O projeto, exitoso em Brasília, recebendo profissionais de todo o Centro-oeste deve manter-se em 2016. Maiores informações: www.cbm.com.br.