12 anos da ESCS e projeto da Unisus são destaques na sessão plenária da CLDF

Sessão solene em comemoração aos 12 anos da Escola de Ensino Superior de Ciências da Saúde (ESCS), nesta quarta-feira (13/11), às 10h, no plenário da Câmera Legislativa do Distrito Federal (CLDF), contou com a presença do secretário-adjunto de Saúde do Distrito Federal, Elias Fernando Miziara, representando o secretário de saúde, Rafael Barbosa.  A sessão foi proposta pelo deputado professor Israel Batista e teve a participação da diretora geral da ESCS, Maria Dilma Teodoro, dos coordenadores dos cursos de Medicina e Enfermagem, Paulo Roberto Silva e Lindalva Farias, e do coordenador da Unidade Geral de Administração da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), professor Carlos Augusto Medeiros, que representou a diretora executiva da instituição mantenedora da ESCS, Gislene Capitani.

O secretário adjunto de Saúde relembrou a história da ESCS e falou sobre a proposta de uma universidade Distrital na área da Saúde. “A ESCS é a melhor escola de formação em Medicina e de Enfermagem e nós temos que nos orgulhar por este resultado positivo. A formação desta Escola é diferenciada, ela vincula o ensino com a assistência, a formação holística de profissionais da saúde. A proposta da universidade Unisus vem com este propósito na formação de médicos para o atendimento da comunidade e voltado para o Sistema Único de Saúde. Precisamos debater mais sobre ela e agir para que ela aconteça”, declarou Miziara.

A diretora da ESCS destacou a história da Escola ao longo dos 12 anos, as conquistas e os planos para o futuro. O professor Carlos Augusto ressaltou a formação de profissionais da saúde que voltam a atuar na Secretaria de Saúde depois de formados. “Foram 17 médicos e 16 enfermeiros formados pela Escola que passaram em concurso público da SES, recentemente. Além disso, a ESCS ocupa o 4º melhor lugar entre 30 mil cursos de graduação no país. Temos todos os diferencias e o reconhecimento da sociedade com características que uma Universidade comporta”, finalizou.