Oficinas de Alinhamento de Demanda Educativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS) recebe as mais variadas demandas para o desenvolvimento de ações educativas. Essas ações podem incidir em quaisquer pontos da rede de atenção a saúde e seus profissionais, buscando a centralidade do usuário na perspectiva da integralidade do cuidado.
As ações educativas compõem as intervenções no campo da saúde e potencializam a o alcance de resultados sanitários e, portanto, devem ser planejadas em contexto, considerando os objetivos das intervenções, o público-alvo, usuários e profissionais em seu cotidiano de trabalho. Esse é o principal pressuposto da Educação Permanente: educação “no” e “para” o trabalho, de forma significativa, para reflexão e mudança das práticas.
Diante do exposto, a EAPSUS tem implementado oficinas de alinhamento de demanda educativa que buscam aproximação entre a área técnica demandante e os profissionais que operam os processos de trabalho. O ponto de partida para as oficinas são os processos conversacionais por meio do convite as pessoas para um agir em relação aos desafios apresentados no cotidiano do trabalho.
Sempre utilizando as metodologias colaborativas busca-se compreender o contexto dos serviços de saúde e dos processos de trabalho, revelando as necessidades educativas das equipes com vistas ao aprimoramento da atenção e do cuidado. Os elementos coletados nas oficinas fornecem subsídios a construção do percurso pedagógico dos cursos ao mesmo tempo em que promovem alinhamento conceitual e ampliam os olhares acerca dos problemas a serem enfrentados.
Até o momento foram realizadas oficinas nas seguintes áreas: gestão de serviços de terapia intensiva, odontologia, prevenção da obesidade infantil em parceria com a SEE/DF, gestão de laboratórios de saúde pública, Atenção Domiciliar e hanseníase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top