Fepecs e Saps realizam parceria na capacitação de 66 profissionais de Saúde e que atuam na atenção domiciliar do DF e de Goiás
A solenidade de abertura do IX Curso de Extensão em Atenção Domiciliar acontece nesta terça-feira (4/8), às 14h30, no auditório do Hospital Regional da Asa Norte. O curso é promovido pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), por meio da Coordenação de Pós-Graduação e Extensão da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), em parceria com a Gerência de Atenção Domiciliar (Gead), da Subsecretaria de Atenção Primária da Saúde (Saps), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).
O objetivo é capacitar os profissionais que compõem as equipes multidisciplinares dos Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar (NRAD) do Distrito Federal. De acordo com a coordenadora do curso e gerente da Gead, Leopoldina de Castro, em média de 400 profissionais da SES que atuam nos NRAD foram capacitados, desde 2007. “Pelo segundo ano consecutivo, incluímos servidores da Rede da SES que têm interface com a atenção domiciliar, como motorista e agenteadministrativo. Além disso, teremos a participação de 14 servidores da Saúde do Estado de Goiás, das cidades de Planaltina
de Goiás e Formosa. “Isso se deve à relação que o DF tem com o entorno no recebimento de pacientes da Região e uma forma de trocarmos experiências”, relatou a gerente.
A capacitação termina em novembro com carga horária total de 100 horas na formação dos 66 profissionais inscritos, entre eles, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais, que fazem parte da Rede de assistência. Na equipe de apoio, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e odontólogos. “A assistência domiciliar envolve uma série de setores e de parcerias. O Curso, além de capacitar os profissionais envolvidos nessa assistência ao paciente impossibilitado de sair de casa, faz a divulgação desse serviço. Muitos servidores que fazem o curso pedem para trabalhar na atenção domiciliar porque passam a conhecer o funcionamento da equipe multiprofissional e compreende o valor dessa integração”. A certificação é emitida pela Fepecs e dá direito à gratificação por titulação.