Inscrições até 21 de setembro para Capacitação em Metodologias Ativas para Preceptores de Residência em Áreas Profissionais de Saúde

Esta é a primeira capacitação sobre a metodologia oferecida aos preceptores das áreas profissionais de saúde da SES-DF

A Escola Superior de Ciência e Saúde (ESCS), por meio da Gerência de Residência da Coordenação da Pós-Graduação e Extensão (CPEx), realiza, nesta segunda (21/9) até 22 de outubro, a primeira capacitação em metodologias ativas para preceptores de Residência em áreas Profissionais de Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses/DF). As inscrições estão abertas até às 17h de segunda-feira (21/9) pelo endereço eletrônicoresidencia.escs@gmail.com (informar nome, telefone e matrícula da SES).

O objetivo da capacitação é instrumentar o preceptor na formação de residentes da Rede de Saúde do Distrito Federal com o preceito pedagógico utilizado pela Escs. O curso capacita 80 preceptores, com carga horária de 100 horas semanais, sendo 60 horas presenciais e 40 horas à distância.

Metodologia Ativa

A metodologia ativa tem o estudante como agente principal da aprendizagem, na qual teoria e prática caminham juntas, e o estudo e pesquisa estão voltados para uma visão integral do problema a ser diagnosticado. Na prática, ela estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem nos cenários de Saúde e nos estudos em grupo, diferente do método tradicional em que o professor ensina e o estudante assiste.

O objetivo da Escola Superior de Ciências da Saúde é capacitar todos os preceptores da Rede de Saúde da SES, em Metodologias Ativas de Aprendizagem, buscando qualificar a Residência em Área Profissional de Saúde. Hoje a ESCS é a instituição formadora responsável pelos 347 residentes em Áreas Profissionais de Sáude, inseridos em cenários de toda a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Número de vagas: 80 vagas

Local: ESCS . Endereço: SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs  (na mesma entrada do Hemocentro)

Carga Horária: 100 horas, sendo 60 horas presenciais e 40 h à distância

Carga Horária Presencial: Segunda, Quarta e Quinta das 19 h às 23 h

Carga Horária à Distância: Terça e Sexta

Horário: 19 às 23 h

Datas dos encontros presenciais

Setembro: Dias 21, 23, 24, 28 e 30.

Outubro: Dia 01, 05, 07, 08, 14, 15, 19, 21 e 22.

Inscrições até 17 horas do dia 21/09/2015residencia.escs@gmail.com

Informar nome, telefone e matrícula da SES