ETESB realiza avaliação com estudantes sobre o Map-Sus

O encontro com os 70 futuros técnicos de saúde foi realizado no auditório da Fepecs

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, realizou, nesta sextafeira (10/06), com os 70 estudantes dos cursos Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Técnico em Análises Clínicas (TAC) um encontro para a autoavaliação do seminário do MapSus, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). O encontro teve como objetivo avaliar os trabalhos apresentados por cada grupo de estudantes, no Seminário Map-Sus, realizado na quarta e quinta-feira desta semana.

O Map-Sus é uma das dinâmicas que constituem o método criativo sensível que é apoiado na pedagogia crítica-reflexiva de Paulo Freire. No contexto da ETESB, os estudantes deverão mapear a comunidade na qual residem com o intuito de identificar áreas mais necessitadas de intervenção e compreendendo, assim, a importância dos determinantes sociais do processo saúde-doença.

Avaliação

Para a coordenadora pedagógica da ETESB, Tereza Cristina Leite, a Escola tem o objetivo, por meio do Seminário, de oferecer aos estudantes uma visão global da realidade vivenciadas nas cidades de cada um e aprofundar esse conhecimento, aliando, futuramente, esse aprendizado à prática profissional de cada curso. “O Map-Sus é uma experiência inovadora. Utilizando essa ferramenta, os estudantes conseguem diagnosticar as diferentes realidades nas nove cidades pesquisadas por eles. Essa imersão nos diferentes aspectos vividos nas cidades, como na saúde, na cultura, na administração, na segurança, na educação, entre outros aspectos, contribuem para que a prática esteja aliada ao conhecimento da realidade”, disse a coordenadora pedagógica.

Estudantes

A estudante do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB), Mércia Ribeiro, 42 anos, destaca a expectativa que teve sobre o Seminário. “A princípio posso dizer que tinha medo de não conseguir fazer algo bom, aceitável, principalmente se comparado com o trabalho que nos foi mostrado na proposta do inicial do MapSus. Mas com as visitas a campo, entrevistas e pesquisas na cidade do Paranoá, eu pude perceber que tudo que nós havíamos aprendido na teoria em sala de aula ficou visível na prática”, disse Mércia.

Para a estudante do curso técnico TAC Thauane de Carvalho, 18 anos, o resultado do seminário foi bastante positivo para o aprendizado e para a prática da profissão. “Conseguimos por meio dessa ferramenta analisar melhor os aspectos que precisam ser melhorados na cidade de Samambaia. Sou moradora de lá e nunca pensei que tivesse sofrendo tanto com problemas na saúde, educação, segurança entre outros” apontou Thauane.

Foto: Estudante do curso técnico TAC, Thauane de Carvalho, 18 anos.