Etesb encerra o Curso Agente Comunitário de Saúde com Seminário

A Escola Técnica de Saúde de Brasília realiza nos dias 8 e 10 de dezembro no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Fepecs, Seminário sob o tema “Plano de Ação e Transformação da Comunidade”. O evento registra encerramento do Curso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com apresentações dos diagnósticos comunitários obtidos por meio de visitas à comunidade na qual trabalham.

No seminário, temas como hipertensão arterial e diabetes; dengue; gravidez na adolescência, lixo e coleta seletiva foram debatidos com os participantes. O objetivo do Seminário é divulgar as propostas elaboradas pelos ACS durante o curso de formação que se iniciou no dia 11 de junho do corrente ano.

Para a diretora Ena Galvão, os resultados obtidos no Curso refletem na melhoria dos serviços de saúde, com resultados positivos na comunidade, que também é envolvida para ajudar a solucionar os problemas identificados pelos ACS. “Esse é o papel de uma escola técnica que se coloca como protagonista do processo de transformação da sociedade”, destacou Ena. Segundo a coordenadora pedagógica, Tereza Cristina Leite, participaram da turma piloto 44 ACS das seguintes Regionais: Paranoá, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Parkway, Ceilândia, Santa Maria, Gama, Samambaia e Granja do Torto.

Gravidez

Um dos grupos de ACS abordou a prevenção da gravidez na adolescência. Para a equipe, composta pelos estudantes Eliane Amancio, Daniel Alves, Leomar Morais, Maria Aliomar, Raquel Ferreira, Rosangela Lima, Tiago Moreira, o trabalho de prevenção da gravidez consistiu num plano de ação que será implementado no 1º semestre de 2016, na comunidade do Sol Nascente, na Ceilândia.

Será feito um trabalho em conjunto com as escolas do ensino fundamental e médio, dentro da faixa etária de 12 a 19 anos. O grupo dará palestras sobre a importância de se prevenir da gestação indesejada na adolescência e rodas de conversas sobre educação sexual.

Fonte: Sylvia Moreira da Etesb- edição Ascom Fepecs