ETESB certifica turma de Auxiliar de Enfermagem 2015

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) certificou, nessa quinta-feira (8/10), no pequeno auditório da ESCS, mais uma turma de Auxiliar de Enfermagem. O curso existe desde a criação da ETESB, em 1960, mesmo ano da criação de Brasília. Seguindo uma tradição de formação pública com qualidade e voltada para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a diretora Ena de Araújo Galvão ressaltou o compromisso da Escola, por meio dos seus professores, em garantir a continuidade da formação. Os formandos terminarão o curso Técnico de Enfermagem em 2016.

Para a coordenadora desse curso, Maísa Felipe, a ETESB sempre buscou a excelência na formação teórica e prática dos estudantes, preparando-os para atuarem na promoção, recuperação e manutenção da saúde da comunidade em conjunto com as equipes de Saúde. “Os estudantes concluíram mais uma etapa em sua formação. Eles estão se preparando para entrar no mundo do trabalho, e essa mudança de status de estudante para profissional é relevante, tanto para o estudante quanto para os serviços de saúde, principalmente para o SUS que receberão profissionais de saúde competentes e comprometidos”, afirmou.

A representante de classe Jaqueline Melo, de 34 anos, que é fisioterapeuta e atua na área, afirmou que fazer o curso de Auxiliar e Técnico de Enfermagem na ETESB tem o objetivo de complementar a sua formação na área da saúde voltada para a assistência. “A ETESB tem nome e qualidade. A aceitação no mercado de quem se forma nela é grande, sem falar de ser uma escola pública do Governo do Distrito Federal. O corpo docente se destaca. Eu vim atrás dessa excelência”, diz Jaqueline.

Superação

A turma que está se formando conta com a história de superação, dentre várias outras, da estudante Auristela Viana da Silva. A jovem de 26 anos nasceu sem a língua, o que dificulta muito a alimentação, a respiração e a fala. Depois de 10 anos de tratamento e duas cirurgias, Auristela consegue falar com menos dificuldade, mastigar melhor e também se comunicar melhor. O caso de Auristela está entre apenas três casos relatados cientificamente iguais no mundo.

Para ela, a formatura como Auxiliar de Enfermagem é um grande sonho. “Estou subindo mais um degrau na vida. Com esse diploma já posso trabalhar. É muita felicidade e não quero parar por aqui”, ressalta a estudante que continuará o curso de Técnico de Enfermagem e pretende fazer curso superior na área. A diretoria e o corpo docente da ETESB ressaltam a importância do apoio da comunidade acadêmica e dos colegas na superação da dificuldade de cada estudante e que a inclusão e o incentivo devem fazer parte, diariamente, da vida de qualquer pessoa.