Estudantes da Etesb realizam prática de saúde bucal com comunidade

Escolas públicas e centros de saúde no DF e entorno são os cenários usados para a prática educativa sob supervisão

Brasília (12/7/2016) – A Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), realiza, até amanhã (13/06), prática educativa em saúde bucal em escolas públicas e centro de saúde do Distrito Federal e entorno, com 36 estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB).

Na manhã desta terça-feira (12/06), um grupo de nove estudantes de TSB realizaram atividades com crianças da Escola Classe da 115 Norte. O objetivo da ação foi compreender os princípios didático-pedagógicos e psicológicos da educação para a saúde bucal.

“Essa ação estimula o conhecimento da realidade de cada cenário, além de mostrar aos futuros profissionais como trabalhar com as diversas faixas etárias” disse Benhur Cardoso, professor da Etesb e um dos supervidores da ação. Os outros grupos realizarão atividades na Creche Aroeira, em Brazlândia; no Jardim de infância n°01 e no Centro de Saúde n°04, no Riacho Fundo II;  no Centro de Saúde, na 115 Norte, na Escola CAIC-Santa Paulina, no Paranoá e na Creche São Francisco, na Estrutural.

Para a estudante Mércia Ribeiro, 42 anos, essa é uma oportunidade para praticar o que foi assimilado na teoria e interagir com a comunidade. “Fiquei surpresa com o conhecimento que os alunos da Escola Classe têm sobre higienização bucal. A experiência desse trabalho em campo foi excelente” disse Mércia.

Sobre o Curso

A Etesb, criada há 52 anos, é responsável pela formação de técnicos e auxiliares da área da saúde. Ela oferece o curso técnico em Saúde Bucal há 15 anos. O auxiliar de saúde bucal atua em consultórios e clínicas odontológicas, executando tarefas de apoio ao cirurgião dentista, antes, durante e após o atendimento, sendo o protagonista em ações de promoção e educação em saúde bucal, especialmente nas equipes de Saúde da família.