Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública

Gestores do SUS no DF recebem capacitação para a solução de problemas de grande vulto na gestão do atendimento em saúde

O Ministério da Saúde, a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), e o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) realizaram, até sexta-feira passada (4/12), na Escs, o primeiro encontro do curso de Especialização em Gestão de Emergências em Saúde Pública, em parceria com a Força Nacional de Saúde. O curso é direcionado para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde na área de gestão dos setores de emergência no Distrito Federal. O objetivo é de que os participantes atuem como interventores no cenário de trabalho capacitando a equipe no enfrentamento de catástrofes, epidemias e desastres e atendimento às vitimas.

A facilitadora de aprendizagem do IEP, Flávia Vernaschi Lima, que conduz o curso presencial na Escs, afirma que a capacitação dos profissionais da região de Brasília é de grande importância pela quantidade de população que a região atende e por ser um polo de multiplicação de conhecimentos para a gestão de emergências. “A ideia principal é auxiliar na formação do pensamento estratégico para a solução de problemas de grande vulto na gestão do atendimento em saúde. A Especialização auxilia os gestores a saberem o que fazer e como demandar da equipe a organização necessária em ações que vão desde como fazer a lista de vítimas a atuar na comunicação da equipe e coordenação do plano de ação”, ressalta Flávia.

A Especialização, que tem duração até outubro de 2016, acontece em 10 cidades das diferentes regiões do país, atendendo uma média de 20 profissionais por cidade. Em Brasília, essa é a segunda edição, tendo acontecido pela primeira vez na época da Copa do Mundo em 2014, com 240 profissionais capacitados em todo o país.