Eapsus trabalha para qualificar integração ensino – serviço – comunidade

A Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus) faz parte da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde(Fepecs) da SES DF e, é responsável por promover ações educativas para profissionais da SES-DF e demais atores
envolvidos no processo de consolidação do SUS/DF. Também é responsabilidade da Eapsus o gerenciamento dos estágios curriculares supervisionados de nível técnico e superior de instituições conveniadas, realizados em cenários
da secretaria e, atividades de treinamento em serviço, realizadas por profissionais de saúde para aperfeiçoamento
e Teórico-prático em áreas assistenciais específicas. A UnB é uma dessas instituições conveniadas e é por isso que as
coordenações do Sistema Saúde Escola e dos Estágios da FS/UnB têm buscado cada vez mais a aproximação à
instituição para o fortalecimento e a sustentabilidade das ações de integração ensino-serviço-comunidade.

Wânia Carvalho, assessora da Escola, explica que a principal diretriz da atual gestão é a qualificação dessa
integração. Para tanto, a Eapsus quer solucionar um problema que a impede de atuar nessa frente como necessita:
os trâmites burocráticos que resguardam ações da parceria ensino-serviço-comunidade–estágios, práticas, projetosde extensão, dentre outros-e que, atualmente são feitos, manualmente por quatro pessoas. Ela conta que por ano,em média, 8.500 alunos entram na rede de serviços do DF e a papelada de toda essa turma é solicitada, conferida e organizada pela equipe da Eapsus. “Estamos lutando por um sistema informatizado para que não tenhamos que ficar assinando papeis e passemos a nos dedicar ao ensino. Essa atividade tem que continuar, pois sem ela não há integração ensino-serviço-comunidade, mas ela pode ser feita de maneira mais rápida, para que assim consigamos trabalhar na qualificação dos cenários de prática”, diz, Wânia.

De acordo com a assessora, a UnB sempre foi parceira da Eapsus, porém, a Escola sempre ficou com a parte burocrática do trabalho e a teoria e o planejamento das ações nos cenários de prática eram responsabilidadesexclusivas da universidade. “Nossa meta é trabalhar a qualidade dos estágios e da integração do ensino-serviço-comunidade. Todos sabemos dos problemas existentes nessa relação e é por isso que queremos pensar soluções para eles junto às instituições de ensino. Só assim poderemos implantar ações de educação em serviço-
para servidores e também para estudantes que estejam lá”.

Ainda de acordo com Wânia, a parceira com a UnB na tentativa de qualificação dessa integração é essencial. “A UnB é privilegiada para fazer isso pela competência do corpo docente que tem e pelas parcerias que já estabelecemos. Devemos pensar juntos em como vamos formar nossos alunos, servidores e como melhorar a saúde brasileira. Trabalhando juntos, teremos o mesmo horizonte”,afirma Wânia complementando. “A Eapsus tem ainda duas gerências, a de Estágios e a de Projetos e na nossa equipe há pessoas com muita experiência no serviço, com mestrado e que com certeza contribuirão muito na qualificação da integração ensino serviço. Trabalhamos para isso e temos muita certeza que dará certo”.

Equipe da Eapsus, em clique especial para o Bem-te-vi. Foto: Ádria Albarado