EAPSUS integra grupo da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública

Brasília (14/11/2018) – A Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS) passou a integrar oficialmente o grupo que compõe a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, que é um espaço de diálogo permanente entre instituições de ensino de saúde no Brasil.

A diretora da EAPSUS, Wania Carvalho, destaca que essa integração é de grande valor para a Eapsus uma vez que a Escola tem como objetivo inovar no campo da formação em saúde pública, dentro dos princípios da Educação Permanente em Saúde, a fim de fortalecer o Sistema Único de Saúde – SUS.

“No ultimo dia 29, recebemos com satisfação o comunicado da Secretaria Técnica Executiva da Redescola da nossa inclusão nesse valoroso espaço de trocas de saberes, articulação e fortalecimento das escolas, dos núcleos e dos centros formadores em saúde pública e em saúde coletiva”, disse.

Segundo a organização da Escola, a participação da EAPSUS na Redescola é de grande relevância, uma vez que a sua inclusão neste seleto grupo fortalecerá a instituição, permitindo a contribuição da Escola para a qualidade do ensino na área de saúde no Brasil.

Sobre a EAPSUS

A EAPSUS foi criada pelo Decreto n º 34. 593, de 22 de agosto de 2013 e compõe o conjunto de escolas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). A FEPECS, criada em 15 de janeiro de 2001, Lei n° 2.676, de 12 de janeiro de 2001, é uma Fundação com personalidade jurídica de direito público, de caráter científico-tecnológico, educacional, sem fins lucrativos, vinculada diretamente à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, obedecendo aos princípios da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Constitui-se como mantenedora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) e da EAPSUS.

No âmbito da FEPECS as responsabilidades pelas ações de formação na área da saúde são bem definidas e cabe a EAPSUS a missão de desenvolver ações educativas, como seminários, fóruns, colóquios e cursos de livres – atualização, extensão e aperfeiçoamento, denominados amplamente de cursos de educação permanente e educação continuada, voltados para profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), atores envolvidos com o controle social e profissionais de instituições parceiras no governo do Distrito Federal, que atuam na interface existente entre a política de saúde e demais políticas sociais.

A EAPSUS atua alinhada com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), tanto no que se refere ao referencial teórico e metodológico adotado, como por ser vinculada à SES/DF, e trabalhar de modo conjunto com as suas áreas técnicas em todos os níveis de complexidade. A Escola é também responsável pela operacionalização da integração ensino-serviço no âmbito dos cursos técnicos e de graduação na área de saúde das instituições de ensino públicas e privadas conveniadas com a SES-DF. Mais informações sobre a Fepecs e suas mantidas pelo link http://www.fepecs.edu.br/

REDESCOLA

A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva foi criada em 2008 e é constituída por instituições públicas que se dedicam à formação em saúde pública. Um dos objetivos é propiciar a circulação de informações e o compartilhamento de saberes e práticas para enfrentar desafios comuns.

A RedEscola reúne hoje 51 escolas, entre instituições federais, estaduais e municipais, distribuídas em todas as cinco regiões do país e tem como membro honorário a Escuela de Salud Pública Salvador Allende, do Chile. Mais informações sobre a Rede Escola pelo link http://rededeescolas.ensp.fiocruz.br/node/1