Docentes da ESCS lançam livro sobre a prática da Metodologia de Problematização

Lançamento contou com a presença da professora Neusi Berbel

Brasília (1/11/2017) – A comunidade acadêmica da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) participou, na quarta-feira (26/10) passada, no auditório da Fepecs, da solenidade de lançamento do primeiro livro organizado por docentes do curso de graduação de Enfermagem da ESCS e da Universidade de Brasília sob o título “O processo de ensino e aprendizagem de profissionais de saúde: A metodologia da problematização por meio do Arco de Maguerez”.

A enfermeira Fabiana França, docente da ESCS e uma das organizadoras do livro, apontou que a obra tem o objetivo de repensar a prática docente em relação à metodologia ativa da ESCS.“Esta é uma metodologia que traz o aprendizado significativo para os estudantes e para nós professores, que envolve o estudo através de problemas identificados na realidade do SUS/DF, desenvolvendo a problematização, a reflexão crítica e a teorização, com o objetivo de solucionar  os problemas da realidade assistida”,  ressaltou Fabiana.

Palestrante – A solenidade contou com a participação da palestrante Neusi Berbel, referência no assunto, que vem sendo desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina – UEL, sob a sua coordenação, desde a década de 90. Na ocasião, a professora apresentou trabalhos e conceitos sobre a avaliação de aprendizagem e o uso dos seus resultados, entre outros aspectos. O evento contou com a presença da diretora executiva da Fepecs Maria Dilma Teodoro, do diretor da ESCS, Paulo Roberto Silva, da coordenadora de curso de Graduação de Enfermagem, Lindalva Farias, e do diretor executivo  da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB-DF), Mourad Belaciano, ex- diretor e um dos fundadores da ESCS, entre outras autoridades.