ETESB forma duas turmas do curso “Refletindo sobre o Processo de Envelhecimento: abordagem para o acompanhamento social e domiciliar”

A Escola abrirá novas turmas no segundo semestre

Brasília (5/7/2016) – A Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), formou, nesta segunda-feira (4/7), no auditório do Hemocentro, as turmas III e IV do curso “Refletindo sobre o Processo de Envelhecimento: abordagem para o acompanhamento social e domiciliar”. Foram 70 profissionais, com nível médio e superior, formados e que atuarão na área da saúde do idoso. Segundo a diretora da Escola, Ena Galvão, que abriu a solenidade de formatura, o objetivo do Curso, totalmente gratuito, é preparar os profissionais a compreender o envelhecimento como um processo natural, avaliando os determinantes sociais e biológicos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Curso, Tereza Cristina Leite, a formação de cuidadores, hoje, é uma preocupação que todos devem ter, uma vez que é estimado que até 2050 quase metade da população terá acima de 70 anos. “O curso foca no cuidado do idoso que está envelhecendo bem, e como o cuidado pode ajudar a manter essa condição”, destaca Tereza.

A turismóloga e formada em direito Patrícia Calixto, 37, apontou que a intenção de fazer o curso foi para colocar em prática o cuidado com os idosos da família. “Este aprendizado nos dá uma ideia do que os nossos idosos passam e sentem. A aula prática sobre primeiros socorros do Samu foi de extrema importância para termos uma noção do que podemos fazer caso surja alguma urgência”, disse Patrícia, da turma III.

A técnica de enfermagem Adriana Montenegro, 41, que atua em centro cirúrgico, ressaltou que o curso abre a mentalidade para entender que os idosos têm autonomia. “O nosso papel é cuidar e manter esta autonomia. Fiz o curso para auxiliar no meu trabalho no tratamento da saúde de idosos”, destacou Adriana, da turma IV.

Cursos

A coordenadora confirma a abertura de outras turmas para atender a demanda de profissionais e da comunidade, que se interessa em trabalhar na área ou mesmo cuidar dos parentes internados em clínicas ou que precisam de cuidado especial em casa. “Iniciaremos outra turma no começo de agosto e já temos uma lista de espera de mais de 100 pessoas. Queremos, também, no segundo semestre, oferecer uma turma piloto, usando a plataforma de ensino a distância, semi-presencial”. As turmas, que serão abertas, serão ministradas por servidores da Secretaria de Saúde, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, que participaram dos cursos anteriormente e foram capacitados para serem docentes.

Foto: As estudantes das Turmas Patrícia Calixto e Adriana Montenegro com a diretora da Etesb, Ena Galvão, e a Coordenadora pedagógica, Tereza Cristina Leite