Brasília-13/04/2018- Cerimônia de certificação do Curso de Especialização Pós-Técnica em Saúde da Família, realizada no dia 11 de abril de 2018, as 08h, no Pequeno auditório (ESCS).
O curso levou em conta as demandas atuais das unidades da SES, e trabalhou com a problematização como metodologia principal a ser adotada. Possui 300h/aula de duração, organizada de forma modular, com as atividades sendo desenvolvidas na ETESB, em seu período de concentração, e nas áreas de atuação dos profissionais, no período de dispersão. O objetivo é de especializar Técnicos em Enfermagem em Saúde da Família, para atuarem na Atenção Básica à Saúde de acordo com os princípios e as metodologias propostas pela Estratégia de Saúde da Família, desenvolvendo ações de promoção, educação, proteção, recuperação e reabilitação em saúde.
Foram certificados 41 alunos no Curso de Especialização Pós-Técnica em Saúde da Família, considerando a diversidade e a complexidade no campo de atuação para o qual o profissional de nível técnico da área de saúde se especializou, adquirindo competências que abrangem um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o possibilitam interagir e atuar multiprofissionalmente de forma a:
- Desenvolver ações de promoção, educação, proteção, recuperação e reabilitação em saúde;
- Tomar decisões visando a eficácia e a efetividade das ações planejadas junto a comunidade;
- Saber se comunicar, no sentido mais amplo, ultrapassando as barreiras culturais na interação com diferentes grupos de trabalho e comunidade;
- Assumir posição de liderança que envolver compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomadas de decisões, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
- Administrar e gerenciar o próprio trabalho;
- Aprender continuamente tanto na área específica da sua formação quanto na sua prática profissional diária.